Como ajudar
Descubra
Como funciona
Ajude o Samson a reunir a família
Sonhos / Outros
Itaúna / MG

Ajude o Samson a reunir a família

ID: 5585238
Reynald Samson é um imigrante haitiano de 42 anos, esposo da Nathalie, 39 anos, e pai de Reginald, 11 anos, e Romaykon, 15 anos.Samson vive no Brasil há mais de 9 anos. Veio para cá sozinho, fugindo da insegurança política e social de seu p ver tudo
Ver selos
Sobre
Atualizações
Quem ajudou
Vakinha Premiada
Selos recebidos
Vaquinha criada em: 28/06/2025

Reynald Samson é um imigrante haitiano de 42 anos, esposo da Nathalie, 39 anos, e pai de Reginald, 11 anos, e Romaykon, 15 anos.Samson vive no Brasil há mais de 9 anos. Veio para cá sozinho, fugindo da insegurança política e social de seu país. Durante esse período, Samson trabalhou incansavelmente, juntou dinheiro e nunca desistiu do sonho de trazer sua esposa e seus dois filhos para junto de si.No ano de 2023, o Governo brasileiro criou o programa de reunião familiar com o objetivo de ajudar imigrantes haitianos a trazerem seus entes queridos pro Brasil. Foi nesse momento que o Samson viu a oportunidade de finalmente reencontrar sua família. Com a ajuda da Ilnara, preencheu todos os formulários exigidos pelo programa, seguiu toda burocracia e finalmente, em 2024, o visto da sua família saiu!!! Com todas as dificuldades que a locomoção dentro do Haiti traz, Nathalie foi até a capital do país, Porto Príncipe, levar o passaporte de todos na Embaixada do Brasil. Algumas semanas depois, foi chamada de volta para retirar os passaportes. Nesse momento de alegria, a família Samson teve um baque: o passaporte do Romykon estava com erro de digitação e precisava ser corrigido. A alegria de ter finalmente conseguido o visto era ofuscada pela falta do visto de um dos filhos não ter sido liberado. Devido à insegurança política do país, a renovação do passaporte do Romykon demorou algumas semanas e finalmente quando Nathalie leva o passaporte de volta à Porto Príncipe, descobre que a embaixada do Brasil fechou por causa da insegurança.Quando finalmente a embaixada reabre e Nathalie entrega o passaporte corrigido do filho para conseguir o visto, a Embaixada não dá prazo para devolução, pois não há papel moeda para finalizar a documentação e não há previsao de quando receberão insumos.

Nesse momento o visto de Nathalie e Reginald está quase vencendo e Samson decide trazer apenas os dois pro Brasil e deixar Romykon para traz. "Preciso salvar pelo menos 2, Ilnara!" É o que diz Samson quando questionado se teria coragem de deixar um filho pra trás.

Na foto acima, vemos Wesley e Samson buscando os recém chegados no Aeroporto de Campinas - SP

É nesse cenário que Nathalie e Reginaldo  chegam no Brasil em abril de 2025. Samson gastou todas suas economias de 9 anos de trabalho para trazê-los ao país. Agora, em junho de 2025, finalmente a Embaixada entrega o passaporte de Romykon com o visto brasileiro aprovado!!!

É nesse contexto que criamos essa vaquinha on line para contar com a ajuda de todos vocês. A família Samson não tem mais dinheiro para custear a viagem de Romykon ao Brasil. Somente a passagem aérea custa 11mil reais, mas há ainda as custas cartorais para conseguir autorização para essa criança viajar desacompanhada, o transporte dele dentro do Haiti e depois o transporte dele de Campinas à Itauna, onde a família mora.

Foto do Romykon enviada por ele mesmo que ainda está no Haiti

 

Você sabia?

O Haiti foi a única colônia onde a revolta de escravos teve sucesso. Em 1804, os escravos expulsaram os colonizadores franceses do seu país e declararam independência. Infelizmente a revolução não foi garantia de paz e tranquilidade, pois a França se retirou da ilha, mas impôs sobre o país uma dívida altíssima como indenização pela perda da colônia. O país que acaba de nascer já possui uma dívida externa impagável. Além disso, as outras colônias da região evitavam contato com os haitianos para que a notícia de uma revolução de escravos bem sucedida não estimulansse a revolta em outras regiões, de forma que o país ficou isolado comercialmente sem oportunidade de se desenvolver. Em 2010, o Haiti sofre um terremoto intenso, o mais forte em 200 anos, que causou a morte de 160mil a 300mil pessoas, deixou mais de 1,6 milhões de desabrigados. Na sequência o país ainda sofre um surto massivo de cólera e a crise política no país se agrava ainda mais. O Brasil enviou tropas de paz para ajudar o país a se reconstruir após o terremoto e desde então os países compartilham uma excelente relação diplomática. Em 2021, o presidente do Haiti é assassinado e desde então o país segue sem presidente, sofrendo na mãos de gangues e milícias que dividem e dominam todo o território do país. O narcotráfico se beneficia da situação vulnerável dos haitianos e injeta dinheiro e armas no país que passou a se tornar rota do tráfico internacional de drogas. Atualmente o Haiti é um país agrário, sem indústria ou tecnologias, extremamente violento. Considerado o país mais pobre do hemisfério ocidental, 80% da população vivem em condições de pobreza degradante e sem emprego formal.Para mais informações, acesse:https://www.bbc.com/portuguese/articles/cl7r8ernw1xo

Tudo o que você precisa saber sobre o Vakinha
Arrecadado
R$ 6.738,00
de R$ 15.000,00
Corações Recebidos
66
Apoiadores66
Vaquinha em benefício de Reynald Samson, criada por:
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.