

“SER UM CRAQUE DE FUTEBOL NÃO É QUERER REALIZAR COISAS IMPOSSÍVEIS. É, SIM, REALIZAR SONHOS QUE MUITOS GAROTOS ALMEJAM, MAS QUE APENAS OS MAIS PERSERVERANTES CONSEGUEM.”
O Paraíso Esporte Clube é um projeto de inclusão social esportivo, que visa oferecer oportunidade para crianças e adolescentes de toda Belo Horizonte e Região Metropolitana. Nossa sede é na Regional Leste de BH, e é de lá que pretendemos ganhar o mundo.
Contamos com sua ajuda para alcançar nosso propósito.
Nosso foco é integrar à prática esportiva crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, principalmente. E desta forma, promover seu desenvolvimento físico e sócio-educacional, ampliar seu bem-estar e melhorar a relação consigo e com o próximo.
Atualmente, o projeto conta com 330 jovens, com idades de 11 anos a 23 anos, com os quais colaboramos, também, nas relações do convívio familiar, por meio de reuniões de orientação junto aos pais.


No momento, estamos preparando uma seletiva para aumentar nosso quadro de atletas, e a razão desta vaquinha é buscar ajuda para melhorar nossa estrutura logística, traduzida em compra de uniformes, coletes para treino, cones e bolas, revitalização dos vestiários e ajudar nas despesas correntes para manutenção do local de treinos – contas de energia e água. Confira abaixo um pouco mais sobre nosso projeto.


O objetivo desta VAQUINHA, sempre é bom repetir, é arrecadar doações que nos possibilitem colaborar com os nossos atletas para compra de uniformes, coletes para treino, cones e bolas para o treinamento, revitalizar os vestiários do centro de treinamento, além de cobrir despesas com energia e água do local.
Ao conhecer nosso projeto, você saberá que vale à pena investir em nossa causa. Contamos com sua empatia e colaboração.

SÍNTESE DO QUE SOMOS E DO QUE PRETENDEMOS
Sabemos que o esporte é mecanismo de eficácia comprovada no crescimento humano, tanto do ponto de vista individual como para a coletividade. Além de educação física e mental, é lazer para a criança, para o adolescente e sua comunidade. O esporte é, portanto, de vital importância para a qualidade de vida, contribuindo com subsídios que os estimulam a transformação positiva da realidade pessoal e coletiva.
O futebol é paixão nacional e fascina as crianças. Sua prática, quando bem orientada, contribui para o desenvolvimento de pessoas saudáveis e para a formação da cidadania. Esse é o objetivo central do projeto, que trabalha com a perspectiva de dar continuidade à Escolinha de Futebol Formando Cidadãos e Atletas para o Futuro, já tornado público pela Associação Esportivo Paraíso Esporte Clube, sediada na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Encaramos esse projeto como nossa missão, que requer, inclusive, reformas estruturais no âmbito equipamento esportivo: reforma campo de treino – que precisa ser nivelado, gramado e cercado devidamente; construção de vestiários apropriados para uso dos atletas, além da manutenção dos equipamentos indispensáveis à prática esportiva. Mas essas são demandas futuras, embora essenciais para o projeto deslanchar. Por ora, contamos sua ajuda para seguirmos adiante, conforme já descrito.



JUSTIFICATIVA
O projeto em questão utiliza o esporte, na modalidade futebol, como expressão de cultura e perspectiva de formação de renda. A ênfase é a inclusão social, traduzida como fator de transformação e desenvolvimento humano de crianças e adolescentes. Esporte gera saúde, equilíbrio social e psicológico, à medida em que agrega valores, constituindo-se em instrumento para capacitar pessoas a ingressarem construtivamente na sociedade, a partir do ambiente profissional apaixonante.
A desigualdade social no Brasil é conhecida, e gera problemas de toda natureza. O acesso à prática esportiva, apesar de programas governamentais diversos - e até o fato de o país ter sediado eventos internacionais como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 - está longe de ser democrático.
Diante de tal realidade, na qual se insere a Associação Esportiva Paraíso Esporte Clube como instituição, se coloca no dever moral e ético de exercer responsabilidade social: contribuir para democratizar o acesso ao esporte e ao lazer da infância e da adolescência.
É importante lembrar que tais conceitos estão presentes no Art. 227 da Constituição Federal, no Art. 4º do ECA - Estatuto da C riança e do Adolescente e na Carta dos Direitos da Criança ao Esporte.
OBJETIVOS SOCIAIS
Oferecer oportunidade de aprendizagem dos fundamentos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psico-físico-social de crianças e adolescentes de comunidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana. O instrumento é a prática do futebol de forma orientada, com o devido acompanhamento técnico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS


METODOLOGIA
A participação dos atletas está condicionada à matrícula e frequência escolar em torno de 80%, comprovada por declaração expedida pela escola; acompanhamento trimestral das médias escolares, com aproveitamento mínimo de 60% ou média 6,0 (seis).
A metodologia é baseada no trabalho voltado à doutrina de treinamento específico do futebol, com treinadores capacitados, com conhecimento técnico.
PÚBLICO ALVO/FUNCIONAMENTO

REFORÇAMOS: a presente arrecadação se destina à compra de uniformes, bolas e outros materiais para treino, e à compra de material necessário para concluir a revitalização do vestiário de uso dos atletas.
Agradecemos sua contribuição.
OBS: A meta de arrecadação inclui 6,4% para cobrir a taxa administrativa cobrada pela plataforma Vakinha.






