
Ajude o projeto Ecobarreira no Rio João Mendes!
O Projeto Ecobarreira do Rio João Mendes completou 2 meses (12/2022) e depois de 14 coletas pudemos retirar 4932,47kg que iriam poluir o Parque Estadual da Serra da Tiririca, a Reserva Extrativista Marinha de Itaipu e as praias oceânicas de Niterói´RJ.
Temos a triste perspectiva de retirar mais de 24 toneladas de resíduos descartados irregularmente. Dentre os resíduos com mais destaques, estão: embalagens de isopor(quentinhas); garrafas pets; pinos de cocaína; sacos plásticos, garrafas de vidro, haste de cotonete; brinquedos, calçados, embalagens de remédios e cosméticos. Também encontramos resíduos de grande porte como resto de máquina de lavar, geladeiras, móveis e pneus.
No primeiro momento o projeto teve aporte financeiro da Ecoponte que custeou a estrutura física e a Secretaria de Meio Ambiente de Niterói - Smarsh que emprestou equipamentos, mas todo o custo com manutenção e operacionalização da ecobarreira é voluntário e sai do nosso bolso.
Por isso, precisamos buscar ajuda financeira da sociedade e de empresas que querem ajudar a despoluir o sistema lagunar de Niterói.
Também estamos buscando parcerias com órgãos públicos e empresas privadas para ampliar o projeto com novas estruturas em outros cursos hídricos locais, a intenção é que cada rio tenha pelo menos uma ecobarreira.
Também buscamos parcerias com instituições de ensino(universidades) para analisar outros aspectos importantes na questão de poluição do sistema lagunar, como: Estudo da vazão dos cursos hídricos e análise da qualidade da água. Assim vamos poder saber não só o volume de lixo, mas o quanto cada curso hídrico contribui com aporte de esgoto.
Paralelo a essas propostas, estamos já atuando em escolas públicas municipais através de educação ambiental, com palestras, visitas na ecobarreira e oficinas onde as crianças transformam resíduos em arte.
Outro ponto importante é a parceria com outros movimentos sociais organizados e órgãos públicos, como o Coletivo Córregos da Tiririca onde iniciamos no dia 23/11/2022 a recuperação da mata ciliar do entorno da ecobarreira.
Esperamos com toda essa mobilização, transformar um ambiente natural hoje degradado em um verdadeiro santuário para fauna e flora nativa, longe da poluição e da especulação imobiliária.
O que farei com a sua ajuda?
Todo valor arrecadado será para cobrir os custos:
COMO VOCÊ PODE AJUDAR?
Através de doações e/ou compartilhamentos em redes sociais. Instagram: @amadarcyorg Facebook: /amadarcyorg
Links:
https://www.instagram.com/amadarcyorg/
https://www.facebook.com/amadarcyorg/
Contamos com o seu apoio!
Tem mais dúvidas?
entre em contato através do e-mail: amadarcy.org@gmail.com

