
O PretaMente é um projeto de psicólogos preocupados na construção de uma Psicologia racializada, ou seja, que leve em consideração todas as vivências e cultura de pessoas negras. Pois, acreditamos que, com a vivência tão específica de dores causadas, principalmente, pelo racismo, a forma de cuidado com sua saúde mental se difere no que tange às teorias psicológicas eurocêntricas até então apresentadas.
Dessa maneira, o projeto, desde Junho/2020 vem ofertando acolhimento gratuito e psicoterapia à valores acessíveis para essa população. Contamos com diversos profissionais parceiros do projeto que possuem os mesmos ideias. Porém, o projeto precisa se expandir para que consiga atender todas as pessoas cadastradas, até então, um pouco mais de 400. Bem como, objetiva, criar um rede de apoio aos psicólogos que estão prestando o serviço, custeando os atendimentos daqueles que não podem arcar nem com o valor mais acessível do projeto e, dando suporte também, aos profissionais que precisam receber por seu trabalho!
Pensando nessa ampliação e melhor preparação dos profissionais, iniciamos um grupo de estudos e partilha de conhecimentos para os profissionais do projeto. Bem como, visamos melhorar o acesso do público aos profissionais, e é por isso que a Vakinha se faz necessária.A primeira meta é criar um site para o projeto. Site esse que os profissionais poderão se cadastrar, as pessoas que precisam de atendimento poderão se cadastrar também e o própria sistema facilitará esse encontro entre os profissionais e as pessoas que precisam de ajuda.Será uma rede de contato entre profissionais e o público preto.A segunda meta é conseguir promover, por algum tempo, algumas vagas gratuitas para as pessoas que precisam de ajuda psicológica onde o projeto arque com o pagamento dos profissionais.Para conhecer mais sobre o projeto: https://www.instagram.com/pretamente/Psicóloga responsável: https://www.instagram.com/psianatoledo/