O que é?
Síndrome de Fournier é uma doença rara causada pela proliferação de bactérias na região genital que promove a morte das células do local e leva ao surgimento de sintomas de gangrena, como dor intensa, cheiro fétido e inchaço da região. A síndrome de Fournier tem cura e não é contagiosa, no entanto o seu tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para diminuir o risco de amputação e espalhamento da bactéria para outros órgãos, o que pode colocar a vida em risco.
Sua História
Isael Nunes, 58 anos, foi encontrado há 10 meses, desacordado em um posto de gasolina e em estado febril, inconsciente e extremamente abatido, odor fétido e já debilitado. Ele foi levado para emergência do Hospital Geral Clériston Andrade - Feira de Santana, Bahia, onde permaneceu internado até março de 2020, para tentar reverter a situação da doença. O senhor Isael é residente do estado do Rio de Janeiro e caminhoneiro, mas não pôde ser transferido para o seu estado, pois sua família não teve condições e também, ele foi encontrado com o problema já em estado avançado, qual teve necessidade de ficar internado para cuidar da ferida exposta, que tomou conta de toda suas partes genitais. Devido a pandemia do novo coronavírus, a cirurgia que precisava ser submetido, para reconstituir sua pele e colocar seus órgãos genitais no lugar, teve que ser adiada. Principalmente em função dos poucos leitos de UTI disponível no hospital e também de vaga disponibilizada pelo SUS.
Outro fator que impede, é sua dificuldade de locomoção e também, controle de sua diabetes. O Senhor Isael se encontra todo esse tempo acamado, impossibilitado de locomoção e precisa com urgência de fisioterapia intensa para recuperar seus movimentos e também um pouco da sua musculatura deficiente. Sem essas especificações, ele não pode ser operado. E sem fisioterapia e reabilitação, outros problemas de saúde também podem se agravar.
Além dessas dificuldades, os custos com seu curativo são altíssimos; visto que na indicação médica, o mesmo precisa ser tratado com produtos específicos e antimicrobianos (Curativos com PHMB por exemplo) para evitar uma infecção e também que seus órgãos genitais expostos, não sofra com mais danos e seja irreversível o seu estado. Além dos curativos, fraldas, fisioterapia; ele também necessita de alimentação específica e controlada, pois é diabético e também, uma cuidadora específica que o ajude na alimentação todos os dias. Fora os exames de controle.
Ele tem ficado ao cuidado de amigos já que, devido a sua situação, não pode ficar no hospital para não correr o risco de obter uma nova infecção e piorar sua condição de saúde. E seus familiares não moram na Bahia. Entre outras situações que não são cabíveis aqui.
Por favo, quem puder nos ajudar, sempre sera bem vindo.
Instagram https://www.instagram.com/ajudeisaelnunes/