Apoie o projeto Mulheres Transformam , uma causa do Instituto Vakinha. Clique aqui!
Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Educação / Aprendizagem
Ajude o Igor a se formar e se tornar um médico!
ID: 3387249
Fortaleza / Ceará
Ajude o Igor a se formar e se tornar um médico!
  • +
216 corações recebidos
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Atualizações0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 11/01/2023

Meu nome é Igor Castelo Branco Fontenele Costa, aluno do Internato de Medicina da Universidade de Fortaleza, e, como a maioria dos jovens brasileiros, estou passando por dificuldades financeiras após a pandemia. No início de 2022, realizei uma Vakinha para ajudar nos meus estudos, pois pertenço à uma família de classe média e passava por problemas financeiros (meu pai perdera o emprego e minha mãe, professora de escola pública, havia se tornado a provedora da casa).  Sempre tive o sonho de ser médico, poder ajudar os menos favorecidos e ter condições de, um dia, manter uma família.

A vakinha foi um sucesso, conseguindo arrecadar cerca de 74% do valor necessário para me manter mais 1 ano na universidade. Surgiram diversas oportunidades para mim e para a minha família. Me tornei estagiário de uma clínica de cirurgia plástica, meu pai conseguiu um emprego como representante comercial. Mesmo assim, o dinheiro simplesmente não era suficiente e varias dívidas foram contraídas para tentar me manter na medicina.No entanto, outros empecilhos surgiram. Próximo ao meio do ano, meu pai adoeceu. Ele desenvolveu NASH ou ENA (esteatoepatite não alcoólica)  que evoluiu para uma cirrose. Ano passado ele teve uma piora significativa no quadro e foi internado no Hospital Universitário Walter Cantídio onde passou quase 2 meses se recuperando. Juntamente com isso, tive crises de depressão e ansiedade, pois acreditava fielmente que não seriamos capaz de me manter na faculdade, levando assim ao fim do meu sonho.

Mesmo assim, nunca fiquei parado! Fui monitor institucional bolsista, conseguindo diminuir a mensalidade em R$ 400,00. Sou estagiário de uma clínica de cirurgia plástica, onde consigo auxiliar em cirurgias gratuitas para comunidades carentes. Também vendo apostilas com conteúdos de medicina para diversos semestres da UNIFOR. Faço trabalhos de marketing para páginas de medicina no Instagram e dou aulas particulares para alunos do ensino médio! Todas essas atividades me ajudaram a diminuir um pouco o peso da universidade nos meus pais.

Fui escolhido para representar a Universidade de Fortaleza em Foz do Iguaçu no COBEM 2022 (congresso brasileiro de educação médica) onde tive 24 artigos publicados e pôsteres expostos e tive a viagem custeada pela UNIFOR e pelo SMC (Sindicato dos Médicos do Ceará).Fui presidente da Liga de Ortopedia e vice-presidente da Liga de Cirurgia Torácica da UNIFOR, nas quais participei de cirurgias complexas e de risco, além de ações de extensão que também favorecem à comunidade. Na ação executada na Capitania dos Portos de Fortaleza, por exemplo, foram realizados encaminhamentos, consultas e avaliações para as crianças do local. Outrossim, em 2021.2, eu e alguns colegas fundamos o Grupo de Estudos em Neurociências Básicas, orientado pelo coordenador do curso de Medicina e Presidente da Associação Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica. Fui, por 2 anos, aluno bolsista de iniciação científica e tenho artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, participações e apresentações em congressos médicos, além de, autorias em livros e e-books.

Está sendo bem difícil solicitar uma ajuda financeira dessa magnitude, já que, ao ingressar na faculdade, tinha um planejamento financeiro bem estruturado para não viver esse impasse. Sou um aluno que estuda e se dedica; tenho consciência da seriedade e do compromisso de ser médico e quero apenas concluir meu curso e me tornar um profissional digno. O objetivo desta vakinha é bancar os semestres subsequentes, visto que, durante o internato, vários dos auxílios que recebo deixaram de existir.

Para a conclusão do curso se faz necessário o custeio de 16 prestações, o que, somados aos 7% da taxa do site da Vakinha, acarretam no seu valor total.Doe como puder e de coração, tenho total consciência da situação econômica das famílias brasileiras, peço-lhes uma ajuda de acordo com suas condições pessoais, cada centavo será uma grande contribuição.

Serei eternamente grato por poder continuar os meus estudos e me tornar o profissional que sempre sonhei.

Agradeço antecipadamente,

Igor Castelo Branco Fontenele Costa.

Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 3387249@vakinha.com.br
Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.