" Fomos em cinco pessoas do trabalho almoçar em um restaurante já de rotina aqui em Pinheiros/Jardins. No caminho, percebemos um cara bem vestido, bem cuidado, andando lentamente na rua, até que ele parou, se abaixou e ficou. Eu e o Ale perguntamos se ele precisava de ajuda, ele disse que não, levantou a cabeça e continuou a andar. Fiquei de olho e preocupada, mas continuamos. Ao chegar no fim da quadra, ele desmaiou ao atravessar a rua. Caiu próximo a calçada. Eu sai correndo, o levantei e pedi que ele se sentasse e tomasse um pouco de água. Ele me respondeu que era diabete e ele tinha acabado de injetar insulina, sempre passa mal. Ofereci um almoço, ele disse que não pode comer muita coisa (nada de arroz, feijão, nada que seja preparado com óleo), a dieta dele é crudivora (apenas alimentos crus). Fui lá, fiz um prato de salada para mim e para ele e sentei com ele para conversar. Ele me contou que é de Recife e está a 8 meses em SP. Mora sozinho em Itaquaquecetuba (zona leste), e estava distribuindo currículo desde as 4am (sim, fucking 4 horas da madruga). Não tinha comido nada ainda (era 13h). Veio pra SP com emprego e em dois meses a empresa faliu e não fez o pagamento aos trabalhados. Ele ganhava um trocado tocando violino no metrô/trem, porém o instrumento foi recolhido pelos guardas e levado ao “achados e perdidos” da Sé, onde só poderia ser retirado mediante nota fiscal e, como ele havia ganhado da igreja, ele não tinha. O instrumento foi doado para alguém após 60 dias. Há dois meses sem pagar aluguel, ele está com ordem de despejo para esta semana. Só possui uma geladeira, pois precisa de armazenar suas ampolas de insulina. Já pensou em se matar, mas pensa sempre na sua filha pequena, que deixou em Recife, e precisa dele para viver, pois tem menos ainda. Perguntei se ele não consegue ajuda na igreja, pois me falou que era da Congregação Cristã, mas eles só ajudam quem Deus toca, e como nenhuma irmã tinha sido tocada pra ajuda-lo, era entendido que Deus estava testando-o e este trabalho não poderia ser interrompido. (oi?). Ele está cansado, disse já ter alcançado seu limite. Ele tem 21 anos. Perdi meu apetite (tudo bem, pq tive um farto café da manhã e que se repetiria no fim da tarde). Ele não terminou de comer pq estava com muita ânsia e pediu pra levar pra comer mais tarde. Mil vezes agradecido, ele pediu licença e se foi. Eu não sei pra onde. Ele falou que é muito grato e tem gente em situações piores, pois não tem a sorte de encontrar pessoas tão legais como eu e meus amigos. Eu engoli o choro. Ele disse: “Quando passares pelas águas, Eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando caminhares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.” Não sou católica, não li a Bíblia, mas ele já e disse ser uma fala de Isaias e é no que ele se apega quando pensa em desistir. "
- Marcela Campos