O Barco Solar Babitonga é um projeto universitário, composto por 21 alunos das Engenharias Naval e Mecatrônica da Universidade Federal de Santa Catarina que têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A ideia é montar uma embarcação a partir de cascos cedidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, para ser movida exclusivamente à energia solar. Foram desenvolvidos os sistemas mecânico, elétrico e de navegação, tendo como objetivo obter uma embarcação confiável e apta a realizar as provas propostas pelo Desafio Solar Brasil, rali de barcos movidos a energia solar. Isto envolve criar um sistema de captação da energia fotovoltaica através de painéis solares alocados sobre o convés.
O nome "Babitonga" é proveniente da baía situada na foz do rio Palmital, junto a duas importantes cidades: Joinville e a ilha de São Francisco do Sul.
Dentre seus melhores resultados, a equipe foi campeã do evento nacional no ano de 2014, e vice no ano de 2015, e teve divulgação do projeto em várias mídias como Rede Globo (Jornal Nacional), SporTV, TV Babitonga, RBS SC, Revista Náutica, entre outros.
http://solarbabitonga.com
https://www.facebook.com/equipebabitonga