O Angelo Gabriel nasceu com uma anomalia congênita chamada de hipospadia.
Em crianças que nasceram com hipospádia, a abertura por onde sai a urina (meato uretral) não está localizada na ponta do pênis. Isto ocorre porque o tubo (uretra) que leva a urina da bexiga através do pênis não se formou completamente durante o desenvolvimento do bebê.
Nos casos mais severos como o do Angelo, esta abertura está localizada na base do pênis, perto do escroto.
Além do aspecto diferente do pênis, o bebê que não tiver a hipospádia corrigida poderá enfrentar alguns problemas conforme está crescendo. Dependendo da localização do meato uretral (abertura por onde sai a urina), o menino pode ter dificuldade para urinar em pé. E quando crescer, se a curvatura do pênis para baixo for muito acentuada, poderá afetar sua vida sexual.
O tratamento é cirúrgico. A maioria das crianças terá a hipospádia corrigida com apenas uma cirurgia, com ótimos resultados. Alguns bebês com hipospádias mais complexas precisarão de correção em dois tempos, ou seja, mais de uma cirurgia para o tratamento. O intervalo entre estas cirurgias será 6 meses.
O momento ideal para operar é até os 18 meses de vida. Neste período o pênis já tem tamanho suficiente para permitir a cirurgia, os cuidados pós-operatórios são mais simples e os pacientes não se lembrarão da cirurgia.
POR QUE FIZEMOS ESSA VAQUINHA?
A família do Angelo não possui plano de saúde e condições financeiras para arcar com o custo da cirurgia, que é por volta de R$ 20.000,00. O Angelo já fez 01 ano de idade e precisa operar até o final de 2018. Por isso, não conseguirá ser operado pelo SUS pois a fila de espera é muito grande e estamos em uma corrida solidária contra o tempo.
O Angelo passou em consultas com uma médica urologista particular, especialista em Hipospadia, cujas consutas foram custeadas por amigos que se sensibiliaram com a situação.
Vamos ajudar? Quem ajuda o próximo ajuda a si mesmo!