
Me chamo Lucimar dos Santos pereira, 51 anos e moro na cidade de Barra do Piraí/RJ. Sou Tetraplégica há 30 anos ! Sempre tive uma vida ativa, trabalhava, amava cuidar da minha casa e de me cuidar também! Assim como toda jovem de 20 anos, sempre tive muitos sonhos e dentre eles o de me casar e construir minha família. E tudo ia bem, me casei e Deus me presenteou com uma gestação tranquila, exames, pré natal tudo em dia! Estávamos vivendo um sonho até que no dia 07 de abril de 1993, dia do nascimento da minha filha entrei para uma cesariana andando e sai de lá sem andar. Mal sabia eu que nunca mais andaria novamente !Então aquele que era pra ser um momento feliz veio trazendo tantas dores, tristezas e incertezas. Nunca tive nenhum tipo de ajuda, apoio ou orientação dos médicos, do hospital, do município ou do estado. Nunca deram um laudo para o que me ocorreu e sempre fui negligenciada. Com o passar dos anos, e com a tetraplegia, adquiri diversas comorbidades. Sinto diariamente dores pelo meu corpo, pressão super baixa e perdi toda e qualquer qualidade de vida.Eu que tanto amava cuidar de mim e da minha casa, hoje necessito de cuidados e ajuda para coisas até mesmo simples do dia a dia como escovar os dentes,me tornei totalmente dependente. Sóu divorciada e sou cuidada pela minha filha 24horas por dia e com isso ela se abdicou de sua autonomia e independencia financeira pois nunca pode trabalhar. Tenho gastos diários com o uso de sondas uretral para o cateterismo intermitente, absorventes geriatrico; E todos esses matérias sâo comprados até mesmo com a ajuda de minha mãe mas não conseguimos comprar nem a metade de tudo que necessito usar diariamente . Devido á isso, sofro com infecções de repetição na urina o que me deixa ainda mais debilitada pois sinto muita dor. Em maio do ano passado passamos por um grande tristeza que foi a enchente que sobreveio nossa casa, assim perdemos parte do pouco que tinhamos. E nossa casa já tão simples ficou ainda pior. Com umidade e mofo. Sempre senti muito pois nunca conseguimos cuidar de nossa casa, casa essa própria mas que nunca tivemos condições financeiras para cuidar e a deixar até mesmo mais confortável pra mim.Hoje, minha filha tem um filhinho que é a alegria do nosso lar e juntos oramos ao Senhor para que olhe por nós e nos ajude. Sei que pela medicina, nunca mais voltarei a andar, mas em mim ainda existe aquela jovem Lucimar sonhadora que sonha em Mesmo com todas as limitações, dores e perdas até aqui, ter uma qualidade de vida, e um lar ao qual não me envergonho.