Meu nome é Leticia, sou tutora da Tequila desde os 13 anos, quando minha família a adotou quando ela tinha 11 meses, em fevereiro de 2020.
Nesses 5 anos que ela esteve conosco, sempre tivemos medo de levá-la realizar qualquer procedimento cirúrgico por ela ser uma Pug, um cachorro braquicefálico, isto é, com o focinho achatado.
Recentemente ela desenvolveu uma hérnia na região das mamas que, por ela estar no cio e correr o risco dessa hérnia afetar o útero dela, deveria ser retirada o quanto antes, sendo recomendado que ela fosse também castrada para evitar futuras complicações.
Porém, ao retornar da cirurgia, os pulmões da Tequila não voltaram a respirar sozinhos. O hospital onde ela estava fez tudo que pode, mantendo ela estável e fazendo a ventilação manual nela por quase três horas enquanto esperávamos a ambulância chegar, ambulância esta que veio de São Paulo capital pois quase nenhuma outra na região possui ventilação mecânica veterinária.
Tequila foi transferida e internada ao Hospital Veterinário Inova em Sorocaba, novamente, um dos únicos da região que possuem a UTI com ventilação mecânica, onde ela está nesse momento.
No hospital Inova, após o raio-x, descobrimos que o que ocasionou a parada respiratória foi uma pneumonia causada por broncoaspiração.
Estamos fazendo tudo que podemos para que ela se recupere mas infelizmente os custos são altíssimos e não param de crescer. Somente o transporte ambulatório passava dos R$ 3900,00, valor que quando somando a internação na UTI com mais alguns exames que ela precisou fazer na noite que ela foi transferida para cá quase, chegou aos R$ 11.000,00, até este momento 12:50, 26/04/2025.