
A realidade brasileira mostra que temos uma sociedade onde a grande massa populacional sofre com a carência da presença do estado, com isso, acabam sendo gerados diversos problemas sociais como, exclusão, criminalidade, injustiças, fome e miséria. De acordo com dados oficiais do IBGE, no Brasil, 50 milhões de pessoas, o correspondente a 29% da população, estão na linha da pobreza.
Em Bragança diversos bairros periféricos, sobretudo o bairro Vila Sinhá, sendo o mais populoso da cidade, é o local onde ainda a maioria dos moradores vivem o reflexo dessas desigualdades e a falta de compromisso público.
Os bragantinos enfrentam muitas e sérias questões sociais, educacionais e culturais, com dezenas de jovens e adultos migrando para outras regiões do país em busca de emprego, qualidade de vida e novos rumos, com uma grande quantidade de crianças e adolescentes sem acesso à educação de qualidade necessária e sem o devido incentivo a conhecer a rica história e cultura do município, com boa parte dos prédios históricos da cidade somente na memória.
Assim como nas periferias das grandes cidades, em Bragança, as crianças, adolescentes e jovens têm poucas oportunidades e espaços disponíveis para desenvolver o seu potencial artístico, capacidade profissional, esportiva e cultural, em contradição há um número expressivo de artistas populares e grandes talentos dentro das comunidades e bairros pobres e vulneráveis.
O Centro Cultural Livre (CCL) é um projeto social que visa desenvolver e promover atividades culturais, serviços sociais, esportivas, capacitação profissional e educativas em Bragança, com foco na periferia da cidade. O Centro Cultural Livre busca fomentar alternativas de desenvolvimento humano e social com as mais diversificadas formas, promover parcerias, valorizar os conhecimentos locais, autonomia na gestão das atividades e fortalecimento dos vínculos da identidade do nosso lugar. É também a concretização de um sonho antigo de jovens bragantinos que tiveram suas vidas transformadas pela educação.
Com a implementação das atividades, as primeiras metas a serem alcançadas são a valorização de cada indivíduo, além do reconhecimento e orgulho de ser da Amazônia, do Pará e de Bragança. Com cada aprendizado durante as oficinas, os participantes do Centro Cultural Livre podem utilizar o conhecimento adquirido para gerar uma fonte de renda para si e suas famílias, além de valorizar a cultura periférica da cidade, com ações de autovalorização de sua identidade.