AJUDE MARI P EM 2 PROJETOS ✊

ID da vaquinha: 692739
AJUDE MARI P EM 2 PROJETOS ✊
Marina Paula
São João Del Rel / MG
0%
Arrecadado
R$ 0,00
de
Meta
R$ 3.500,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

                                                           AJUDE MARI P EM 2 PROJETOS ✊

 

VIDEOCLIPE da música do Projeto Oficina de Rima e Poesia da Perifa, com crianças e pré-adolescentes do bairro Araçá                                                                                        ✚ VIDEOCLIPE da música "Convocação da Coragem", de Mari P

⇝ A presente Campanha, realizada via Vaquinha Online, objetiva a obtenção de recursos financeiros para a realização dos 2 videoclipes.

⇝Vale destacar que Marina Paula Sacramento do Carmo, de nome artístico Mari P, é integrante do Movimento Hip Hop de São João Del Rei há 12 anos, e além disso é graduada em Psicologia e mestranda do mesmo curso, pela Universidade Federal de São João Del Rei. Atua ainda com o referencial teórico e prático da Psicologia Social Comunitária, a partir da realização de projetos político-culturais que se articulam com sua militância no Movimento Hip Hop, com a proeminência da temática do protagonismo e empoderamento negro, periférico e feminino.

Não obstante, entre os projetos desenvolvidos pela artista, está o Projeto Oficina de Rima e Poesia da Perifa, voltado para crianças de 7 a 13 anos, iniciado há mais de 1 ano atrás, em maio de 2018, que possui como sede fixa o Salão Comunitário do Bairro Araçá, onde as atividades são realizadas semanalmente, de forma voluntária. O objetivo principal do projeto é despertar e trabalhar as potencialidades da juventude periférica por meio da produção de rimas e poesias, pautadas na discussão de questões sociais pungentes. Deste modo, o primeiro videoclipe citado se refere à gravação audiovisual da música construída pelas crianças desse projeto, e sua letra traz reflexões acerca do próprio projeto e das temáticas e ações desenvolvidas ao longo desse 1 ano, tais como as relações étnico raciais, o potencial da juventude do próprio bairro, o machismo, o genocídio da população negra, críticas à atual política de armamento, o racismo, visibilidade e representatividade negra e periférica, história e elementos artísticos do Hip Hop, entre outras.

Tal produção representa uma síntese de todo esse processo do projeto, significando para as crianças o fechamento de uma etapa e abertura de uma próxima, além de poder funcionar como possibilidade de enfrentamento perante a falta de representatividade da população negra e periférica, se constitui ainda enquanto um caminho para a percepção de que elas podem transformar a própria realidade, de forma independente e crítica. Enfim, o projeto todo se trata de um processo formativo, pela via da arte e da educação. O lugar dessas e de outras crianças periféricas é também agindo no mundo, criando e protagonizando.

Já o segundo videoclipe, da música de autoria da Mc Mari P, denominado “Convocação da Coragem”, traz informações ligadas à heróis da história brasileira, que não costumam ser citados e nem estudados, e que não aparecem nos livros do sistema de ensino formal, nem na grande mídia, exatamente por terem lutado contra grupos dominantes e conservadores, o que pode despertar no povo a percepção de que eles próprios podem transformar a realidade, o que se configura enquanto risco de perda de poder por parte da hegemonia, o que leva esse grupo a taxar os heróis citados na letra da Mc como bandidos e vilões. Deste modo, trazer a figura deles para essa música significa propiciar a reflexão acerca de quem são de fato os heróis e os bandidos do Brasil, quem transforma e quem não transforma, e por meio de quais vias o fazem. 

Assim, a letra “Convocação da Coragem” enfatiza a importância da Educação, da leitura e do conhecimento crítico, como caminhos para o enfrentamento do projeto político histórico de opressão das populações marginalizadas, além de frisar o valor das religiões de matriz africana e das manifestações artísticas e culturais afro-brasileiras, na luta contra a opressão. Além disso, vale citar que a música traz a denúncia do genocídio da população negra, do feminicídio, da homofobia, e do processo persecutório histórico ao qual os grupos minoritários ainda hoje são alvo. É um grito, uma convocação pelo ressurgimento da coragem da população, coragem que está tão abafada atualmente.

Pedimos sua contribuição! ✊  

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020