
O PROJETO ASCENDER Competências tem como objetivo principal investir e trabalhar no desenvolvimento das competências dos discentes do curso Bacharelado em Ciências Econômicas pela UFRPE-UAST que são valorizadas no mercado de trabalho atualmente. Além dos conhecimentos técnicos adquiridos na academia, a grande inovação do projeto é Mse propor a inserir no mercado profissionais com competências excedentes, principalmente relacionadas aos fatores comportamentais e analíticos. Procura-se desenvolver habilidades como o espírito empreendedor, capacidade de comunicação, iniciativa, Proatividade e liderança. Para o alcance dessas habilidades o projeto se alicerça em três ferramentas que facilitam o autoconhecimento dos discentes envolvidos no projeto: eneagrama, mindset e a inteligência emocional
Os estudantes Gabrielly Vivian, Nadson Isaac, Carlos Ramon e Ana Cristina que participam do PROJETO ASCENDER Competências, foram selecionados para participar da fase Regional da maior premiação de empreendedorismo estudantil do mundo - Hult Prize. Todos os anos, o presidente Bill Clinton seleciona um problema social para ser o desafio. Estudantes do mundo inteiro se dividem em timese desenvolvem soluções empreendedoras para erradicar o problema, como acesso à educação, água potável e moradia. O desafio do Prêmio Hult Prize tem como tema do ano de 2020 "Negócios Ousados para um Planeta Melhor", de acordo com as ODS da ONU.
Difundido mundialmente como o “Prêmio Nobel para Estudantes”, é promovido pela Hult International Business School e é subsidiado pelo empreendedor sueco Bertil Hult e sua família. Os ganhadores recebem o valor de 1 milhão de dólares em capital inicial, mentoria e conselho de uma comunidade internacional de negócios. As seleções ocorrem dentro das próprias universidades, formando os grupos. Depois os alunos passam por etapas regionais, até chegar à final e implementação.
A primeira foi realizada na UFRPE-UAST no dia 29 de novembro de 2019 e a melhor equipe estará automaticamente na Etapa Regional, que provavelmente acontecerá na Colômbia entre março e maio de 2020. Felipe Souza, discente da UFRPE-UAST e Campus Director Hult Prize, é responsável por liderar e organizar o Prêmio Hult juntamente com a coordenação e corpo docente do curso de Ciências Econômicas criando uma comunidade de impacto.
O Prêmio Hult é o maior mecanismo do mundo para o lançamento de empresas iniciantes de impacto social, para que seja possível a participação da equipe de 5 discentes na etapa Regional, é necessário a arrecadação de um montante de mais de R$15 mil, para cobrir gastos com passagens aéreas, alimentação e hospedagem. Diante disso, patrocínios será algo muito plausível e essencial para atingir essa meta. Portanto, os estudantes e professores envolvidos no Projeto, buscaram fazer parcerias com os empresários da região e assim conseguir patrocínio.
No entanto, haverá outros meios para que os interessados contribuam, será disponibilizada uma conta para depósitos, estudantes estarão vendendo rifas e pode-se fazer doações através da Vakinha Virtual.