
Olá, meu nome é Joelma da Silva Araújo e sou estudante de graduação no quinto período do curso de Geografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Campus da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense. Recentemente, recebi a incrível notícia de que meu trabalho foi aceito para apresentação no XX Encontro de Geografias da América Latina e do Caribe (EGALC), que acontecerá de 16 a 20 de junho de 2025 na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), na Cidade do México.
Minha pesquisa, intitulada "O LEGADO DO MAIOR ATERRO SANITÁRIO DA AMÉRICA LATINA: injustiças socioambientais e a resiliência do bairro Jardim Gramacho (RJ-Brasil)", aborda os impactos socioambientais resultantes do encerramento do maior aterro sanitário da América Latina, localizado no município de Duque de Caxias-RJ. Durante mais de três décadas, moradores e catadores de recicláveis enfrentaram condições precárias de trabalho e saneamento básico. A pesquisa inclui entrevistas com moradores, análises de imagens de satélite e estudos sobre novos lixões formados após o fechamento do aterro, destacando os desafios ambientais e sociais da comunidade de Jardim Gramacho.
Participar deste encontro é uma oportunidade única para compartilhar minha pesquisa, aprender com outros profissionais da área e fortalecer minha carreira acadêmica. No entanto, os custos de viagem estão além do meu orçamento atual. Por isso, peço a sua ajuda para cobrir as despesas da passagem aérea e outras necessidades durante o evento.
Qualquer contribuição será imensamente apreciada e fará uma grande diferença para que eu possa participar deste evento tão importante para minha formação acadêmica e para a continuidade da minha pesquisa.