
Para quem preferir doar diretamente em minha conta, deixo aqui o meu PIX, chave de email: jp101galo@hotmail.com
ATUALIZAÇÃO: Precisei viajar ao Chile por 40 dias para tirar o visto americano! Os consulados no Brasil estavam todos fechados devido à pandemia, e o único país recebendo brasileiros (mediante quarentena) e com consulado aberto era o Chile. Graças às doações feitas através desta vaquinha consegui custear esta viagem ao Chile e tirar o visto americano! No entanto infelizmente, voltei à estaca zero em termos de arrecadação, pois precisei gastar toda quantia arrecadada no Chile.
Olá a todos! Meu nome é João, sou estudante de música e membro da Orquestra Jovem do TJMG.
Este ano ganhei uma bolsa integral para cursar bacharelado em viola de orquestra na Western Illinois University, em Macomb, no estado de Illinois. Trata-se de uma bolsa única nos Estados Unidos, pois cobre todos os custos de tuition- as mensalidades da faculdade, durante os quatro anos de duração no curso. Bolsas desse tipo são muito raras, pois o custo é muito alto para a instituição. Eu tive o privilégio de conseguir a única vaga disponível para viola de orquestra. Essa vaga só abre de quatro em quatro anos pois o estudante premiado com a bolsa integrará o quarteto de cordas da faculdade durante os quatro anos de sua graduação, e são divulgadas no mundo inteiro. No caso, a última estudante a ocupar a vaga era da Venezuela, e vai se formar esse ano. Nunca antes um brasileiro ocupou a vaga de viola de orquestra nesta bolsa, e em mais de 20 anos de existência desse projeto, somente um outro brasileiro (um violinista) foi selecionado para esse quarteto.
Esta bolsa me permitirá ter acesso à professores de nível mundial, além de integrar três grupos instrumentais fixos: a orquestra sinfônica e a orquestra de cordas da universidade e o quarteto chamado President International String Quartet. Este quarteto é composto por estudantes que vem de todos lugares do mundo e que possuirão a mesma bolsa que eu. Trata-se de um grupo fixo que participa de competições nacionais e internacionais, além de eventuais turnês pelos Estados Unidos. O quarteto ensaia sob orientação de professores uma vez por semana. Integrar um grupo desse tipo é uma oportunidade única para um estudante de música. Meu sonho é me tornar um músico de orquestra profissional e professor,para assim compartilhar o conhecimento obtido através de uma boa instrução principalmente com estudantes de projetos sociais como o da Orquestra Jovem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, onde estudei e hoje faço parte como monitor.
Apesar de ser uma bolsa excelente e atípica, ela não consegue cobrir os custos de vida nos Estados Unidos. A universidade possui em seu site uma ferramenta que permite que você faça uma estimativa dos seus gastos por semestre, incluindo as mensalidades, alimentação e alojamento, seguro saúde e taxas diversas. Excluíndo as mensalidades (que serão cobertas pela minha bolsa), sobram aproximadamente 12 mil dólares, ou seja, mais de 60 mil reais em despesas diversas para apenas um semestre. É aí que precisarei de ajuda de todos os que tiverem condições de me abençoar com uma doação.
Conversando com estudantes internacionais e professores da Western Illinois University, pude perceber que o tempo médio que os estudantes levam até conseguir um emprego no campus e/ou uma bolsa que possa ajudar com os custos de vida é de seis meses. No caso de minha bolsa, há pouco tempo hábil para trabalhar dentro do campus, uma vez que as duas orquestras e o quarteto exigirão grande parcela de meu tempo. Conversando com membros do quarteto, fui informado que boa parte da renda desses estudantes se compunha de cachês feitos nas diversas orquestras da região, além de casamentos e eventos diversos. No entanto com a pandemia, os eventos cessaram, e a situação se complicou para alguns deles. Aqueles que não possuíam poupança ou patrocinadores, passaram por dificuldades. O conselho de todos com quem conversei é sempre o mesmo: “ Leve mais dinheiro do que acha que vai precisar.”
Além desses gastos, precisarei custear de meu bolso antes de viajar:
-Viagem ao Chile para obter o visto americano( Brasil nao está tendo emissao de vistos): cerca de 7 mil reais
-Taxa SEVIS ( registro de estudante estrangeiro indo para os EUA) - 350 dolares (2 mil reais)Taxa para obtenção do visto americano:160 dólares.(1000 reais)
-Passagem para Chicago ( aeroporto mais próximo de Macomb), em média 4500 reais.
-Vacinação: é exigido que estudantes internacionais tomem diversas vacinas antes de viajar, algumas das quais são difíceis de encontrar no Brasil. Cerca de 500 reais.
- Quitação do parcelamento de meu instrumento: 6000 reais.
- Um estojo para o meu instrumento que resista ao frio da região: cerca de 2000 reais.
- Livros didáticos para o semestre letivo (nos EUA não é permitido o uso de xerox e nem pdf de livros protegidos por leis de copyright) cerca de 400 dólares ( 2000 reais)
- Roupas básicas de frio ( casaco e calças térmicas): 600 reais.
De coração agradeço à todos que puderem me auxiliar a realizar meu sonho, e me ponho à disposição para sanar quaisquer dúvidas no email: jp101galo@hotmail.com
Mais informações na matéria feita pelo TJMG:
https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/noticias/jovem-musico-da-coinj-ganha-bolsa-para-estudar-nos-eua.htm#.YA_YOehKiMo
Matéria feita pela TV Record e que foi ao ar dia 27/01/2021 no balanço geral:
https://noticias.r7.com/minas-gerais/balanco-geral-mg/videos/musico-ganha-bolsa-de-estudos-nos-eua-e-pede-ajuda-para-viajar-27012021