
As alunas Ana Beatriz e Gabriela de Fátima, do Colégio Ateneu em Osasco (SP), realizaram uma pesquisa acadêmica para a disciplina de Metodologia e Pesquisa Aplicada, se dedicando ao longo do ano de 2023 para produzir um projeto relevante e com embasamento teórico. Agora no último ano do Ensino Médio e com credenciais de duas feiras acadêmicas, precisam de financiamento para apresentar o projeto em uma feira no exterior.
A pesquisa intitulada “O Papel da Mídia na Luta da Comunidade LGBTQIAPN+: A Manipulação da Representação Queer em Filmes e Séries” busca investigar como a indústria audiovisual impacta a visão da sociedade em relação à uma comunidade tão marginalizada.
O trabalho foi avaliado positivamente na feira da Escola Ateneu em 2023, recebendo credenciamento para o Movimento Internacional para Recreamento Científico e Técnico (MILSET), em Fortaleza. O projeto foi elogiado na MILSET 2024, que então selecionou a pesquisa para ser apresentada na feira Expo Science International (ESI) de 2025, em Abu Dhabi. Esta é uma das maiores feiras acadêmicas do mundo.
Para pagar as passagens para Abu Dhabi e a taxa de inscrição da ESI (que inclui transfer do aeroporto, acomodação e alimentação) para as alunas e docente acompanhante, é preciso arrecadar R$50.000,00. É a primeira vez que um trabalho de Osasco ganha credenciais para as feiras da MILSET e da ESI, logo, sua presença em Abu Dhabi abre portas para o progresso acadêmico da cidade. Além disso, o projeto tem como objetivo tornar a indústria audiovisual, tão culturalmente relevante, mais inclusiva e respeitosa para a comunidade LGBTQIAPN+.
Nos ajude a realizar este sonho!