Saudações! Meu nome é Laércio Cardozo Borges, sou baiano, resido em Pedra Rasa, comunidade remanescente de quilombo na região de Camamu - Baixo Sul da Bahia. Sou mais um estudante de escola pública que conseguiu adentrar à Universidade Pública graças às políticas sociais desses anos 2000. Ingressei curso de Pedagogia por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), logo depois de concluir o Ensino médio em 2022, com muito esforço e dedicação. Segui os passos de minha irmã, Lanize Cardoso Borges, que está por cursar o quarto semestre de Ed. Física nessa mesma Universidade.
Sou calouro no curso de Pedagogia na UESC, a cursar o segundo semestre, portanto ainda não tenho o auxílio estudantil. Eu e minha irmã somos alunos de baixa renda, e embora ela esteja recebendo a Bolsa Permanência no valor de R$600,00, os nossos pais são trabalhadores rurais que estão desempregados, não possuem renda fixa, e não estão conseguindo nos manter estudando em outra cidade, por isso decidi fazer essa vakinha. Por conta das condições adversas que vêm historicamente excluindo o nosso povo negro dos espaços de conhecimento, nós nos esforçamos muito para conseguir a aprovação nessa Universidade, e não queremos desistir. Infelizmente, permanecer na Universidade tem sido a tarefa mais difícil. As mulheres da minha família integram um grupo de artesanato na comunidade, o @bellaquilombola, mas o que conseguimos vender não é suficiente para cobrir as despesas do grupo, nem as nossas. Essa campanha tem como objetivo arrecadar o máximo possível para custear nossa moradia em Ilhéus/BA, sede da UESC, nossas necessidades básicas (estamos sem colchão!) e materiais necessários para as dinâmicas e atividades dos estudos, até que possamos nos organizar, contando também com o auxílio estudantil para ter condições de permanecer cursando o que sonhamos, e que tanto representa para a nossa comunidade: ter jovens quilombolas formados em Universidade Pública, incentivando aos demais, e melhorando a qualidade de vida do nosso povo!
Essa campanha nos ajudará a custear despesas como aluguel, deslocamento, moradia, recursos para os estudos (não temos computador, por exemplo) e alimentação.
Desde já agradecemos imensamente a vocês que nos ajudaram, muito obrigado!