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Ajude a Safira ir ao Miradas DOC

ID: 583843
“será seu o futuro na medida em que possas inventar o presente.” Tenille Bezerra   "Maria do Carmo, essa busca por fotografias antigas se inicia por conta de minha avó. Da imagem dela que falta, do álbum de família que falta. F ver tudo
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Vaquinha criada em: 20/05/2019

“será seu o futuro na medida em que possas inventar o presente.” Tenille Bezerra

 

"Maria do Carmo, essa busca por fotografias antigas se inicia por conta de minha avó. Da imagem dela que falta, do álbum de família que falta. Foi o olhar dela que busquei durante cinco anos nessas fotografias, vendidas em feiras de antiguidade. Ou uma possível leitura de seu olhar. Se cabia sonho ali, se havia esperança. Do que ela pensava no caminho pra casa, depois de entregar as trouxas de roupas das famílias brancas da Graça (bairro nobre de Salvador). Do que a fazia chorar, e rir. Akomfrah, cineasta ganês-britânico, diz que toda imagem é a súplica por um futuro. Se a imagem ali descartada, retorna, e eu a encontro, o cinema a encontra, é afinal o futuro dela se cumprindo? Me aproprio dos olhares, sinto que é minha avó falando comigo. Talvez não só ela, mas uma gama de mulheres negras de sua geração. São muitas avós e bisavós negras falando comigo. "

Sou Safira Moreira, uma realizadora negra nascida na cidade de Salvador. CAIS, é meu primeiro projeto de longametragem, fruto de um trabalho de pesquisa e documentação visual que venho desenvolvendo ao longo de cinco anos. O ponto de partida se deu devido a falta de registros fotográficos de minhas antepassadas: nunca tive acesso a imagens de minha avó, Maria do Carmo. A partir dessa ausência, iniciei uma busca por fotografias antigas de mulheres negras em visitas a feiras de antiguidade no centro do Rio de Janeiro e São Paulo. A produção é da Giro Planejamento Cultural (BA). 

O longametragem, em fase de captação, foi premiado pelo 1º Edital do FAMA (Fundo Avon Mulheres do Audiovisual), com 30% do valor total do filme.*

CAIS já participou de laboratórios como: 

  1. - Imersão DOC Brasil (Universo Produções) - Maio de 2018 // 
  2. - Brasil Cine Mundi (Universo Produções) - Setembro de 2018 // 
  3. - DOCLAB - docSP - Outubro de 2018 // 

No DOC-SP, CAIS ganhou o prêmio para participar do AFROLATAM, no Miradas DOC. Um dos mais importantes festivais de documentário do mundo. O AFROLATAM é um laboratório destinado a projetos de documentário que unem América Latina e África, acontece de 16 a 20 de junho, em Tenerife (Arquipélago das Canárias).

Ao final do laboratório os filmes participam de um pitching para produtoras e canais de TV, aumentando as chances de financiamento e co-produção. 

 

A ida ao Miradas DOC tem o intuito de expandir as possibilidades de financiamento do filme, fora do país. Além de promover o intercâmbio do projeto com realizadoras, produtoras, consultores de diversos países. O festival garante hospedagem e alimentação durante os dias do laboratório e pitching. 

Com o aumento das passagens áreas ficou inviável custear a ida ao festival, localizado em Tenerife (no arquipélgo das Canárias), o preço (ida e volta, partindo de Salvador) tem variado de R$4.000,00 a R$5.500,00. 

 

Por isso conto com sua ajuda para garantir a ida ao Miradas DOC. Um gesto que reforça o apoio ao cinema negro e brasileiro. 

Contribua ajudando uma cineasta negra atravessar o Atlântico para representar seu projeto.

Qualquer valor doado será muito bem-vindo!  :)

 

 

Mais sobre o Miradas DOC: http://miradasdoc.com/mdoc2019/festival/

Mais sobre Safira Moreira: Safira Moreira, 27, é mulher, negra, baiana. Fotógrafa e formada em cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2017) e pelo Centro Afrocarioca de Cinema - Zózimo Bulbul (2016). Formou-se na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) em 2015, mesmo ano em que foi participou da residência artística Afrontrancendence, no Red Bull Station em São Paulo. Dirigiu e filmou o videodança Sentinela, selecionada para o Festival Dança em Foco 2017 (CE). Roteirizou, dirigiu e montou seu primeiro curta metragem "Travessia" em 2017, premiado em diversos festivais nacionais e internacionais, distribuído pela Vitrine Filmes em 2018, e curta-metragem de abertura do Festival de Rotterdam 2019. Assinou a direção de fotografia do curta "Eu, minha mãe e Wallace" (Irmãos Carvalho) premiado como Melhor Filme pelo júri popular do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Dirigiu a fotografia do média-metragem "Hixikanwe - Estamos juntas" (Débora Brito), e do longa "A Matéria Noturna" (Bernard Lessa), e dos curtas "As Vezes que Não Estava Lá" (Dandara de Moraes) e "Lá no Alto" (Juliana Lima), todos em fase de finalização. Foi premiada com seu projeto de longametragem documentário "Cais" (em fase de captação), pelo Edital FAMA (Fundo Avon Mulheres do Audiovisual). Neste ano irá roteirizar e dirigir a série documental "Iyas Idanas - Mulheres da Cozinha", com foco no protagonismo das mulheres negras na culinária.     

 

CONTA PARA DEPÓSITO ANÔNIMO  BRADESCO  AG 0235-6  CC 0101530-3  CPF 06238115530 Favorecida: Safira Moreira dos Santos

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