Eu sou Isabel Taukane, a neta mais velha da indígena do povo Kurâ-Bakairi Vilinta Kaiumalo, mulher sábia e generosa. Quando em vida, minha avó acolhia crianças em situação de vulnerabilidade e as alimentava com o pouco que tinha. Também oferecia comida e descanso a quem estivesse de passagem por sua casa, exercendo com firmeza e ternura o cuidado coletivo e o espírito comunitário do nosso povo.
Hoje, queremos manter viva a memória da Vovó Kaiumalo, com outro tipo de acolhimento: ações de formação para jovens e mulheres indígenas, promovendo autonomia, fortalecimento cultural, aprendizado e troca de saberes.
A Casa da Vovó Kaiumalo, situada na Terra Indígena Kurâ-Bakairi, é muito mais do que uma simples moradia. É um espaço sagrado de encontros, formação, transmissão de saberes. Também é um local formativo, onde queremos realizar oficinas, rodas de conversa, vivências culturais e educativas voltadas à juventude e às mulheres.
Com o tempo, a estrutura da casa foi se deteriorando. Hoje, o local apresenta infiltrações, rachaduras, ausência de piso adequado e falta de segurança para acolher as atividades. Precisamos da sua ajuda para reformar essa casa e garantir que ela continue sendo um espaço de vida, cura, resistência e aprendizado.
Com sua contribuição, poderemos:
Trocar o telhado e reforçar as paredes;
Instalar piso seguro e acessível;
Criar um espaço apropriado para oficinas e atividades formativas;
Adquirir utensílios e mobiliário básico (bancos, armários);
Meta: R$ 25.000,00
Contribuir é semear o futuro e honrar nossas raízes. Vamos juntos manter viva a presença e o legado da Vovó Kaiumalo.
Quem doa, planta uma semente de resistência, sabedoria e amor. vovó Kaiumalo agradece!