Projetos / Produtos

Ajude a proteger ave encontrada após 80 anos em Minas Gerais

ID da vaquinha: 928958
Ajude a proteger ave encontrada após 80 anos em Minas Gerais
WAITA Instituto de Pesquisa
Belo Horizonte / MG
45%
Arrecadado
R$ 4.542,00
de
Meta
R$ 10.000,00
Apoiadores
0
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens
Encerrada

Após 80 anos sem registro em vida livre, os bicudos foram finalmente reencontrados e agora VOCÊ pode ajudar o WAITA a mudar a história dessa ave praticamente extinta na natureza! 

Não sabe nada sobre os bicudos? Não se preocupa. A gente explica! 

Os bicudos (Sporophila maximiliani) foram dizimados da natureza há alguns anos. Nem mesmo os maiores pesquisadores de aves do Brasil tem muitas informações ou já viram esse bichinho solto. Em contrapartida, em cativeiro eles são abundantes.

Mas o que os bicudos têm de tão especial? 

O canto desse pequenino é muitíssimo apreciado por criadores de aves e, devido a isto, sofreram uma grande pressão de captura. Foram tantos animais retirados de forma ilegal da natureza e tão grande foi a destruição de seu habitat que, hoje em dia, eles já são considerados extintos em vários estados. Em Minas Gerais o último registro tinha sido há 80 anos.

O WAITA com apoio da Fundação Grupo O Boticário de Proteção à Natureza e em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as Universidades Federais de Viçosa (UFV), de Ouro Preto (UFOP), Federal de Minas Gerais (UFMG), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e criadores da espécie devidamente autorizados, criou o Projeto Bicudos, com um único sonho: Devolver o canto dos bicudos as nossas matas!

Graças aos esforços de uma equipe enorme e de moradores locais, os bicudos foram novamente avistados no leste de Minas! Isso mesmo! Três indivíduos já foram identificados e o WAITA não está medindo esforços para realizar o monitoramento e o estudo deles.

Por que é importante estudar os bicudos?

Acompanhar os bicudos no ambiente natural é fundamental para que tenhamos mais informações sobre a espécie e para garantir o sucesso de uma futura reintrodução. 

Nossa equipe está se revezando para que, TODOS OS DIAS, tenhamos pesquisadores especializados no local coletando dados sobre o animal.

O custo de todo essa pesquisa é muito caro e VOCÊ pode ajudar o WAITA nessa campanha e se tornando um dos responsáveis pelo retorno da espécie em Minas Gerais.

Precisamos de manter a equipe diariamente em campo, comprar equipamentos de monitoramento, insumos para análises genéticas e sanitárias, cobrir os gastos de transporte, alimentação e custear as todas as despesas necessárias para que outros indivíduos voltem a natureza. 

Onde seu dinheiro será gasto?

Todo o dinheiro arrecadado será destinado a alimentação, combustível e transporte da equipe em campo por 3 meses.

NÃO DEIXE QUE OS BICUDOS DESAPAREÇAM DE NOVO! PODE SER QUE DESSA VEZ SEJA PARA SEMPRE!

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2020