
Oi pessoal!
Estou criando essa vakinha para ajudar a Kalypsa Brito, escritora de livros infantis afrocentrados, a publicar seu mais novo livro “Kaiodê e a Árvore de Memórias”.
Esse valor será utilizado para arcar os custos de ilustração, diagramação e impressão de exemplares. Cada doação acima de 44 reais, enviaremos uma cópia do novo livro.
Conheça mais a Kalypsa e o livro:
É mestre em educação e contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Como coordenadora pedagógica negra percebeu o impacto negativo das ausências e/ou estereótipos de personagens negras nos processos de letramentos das crianças afrodescendentes. Assim, decidiu criar narrativas que valorizam o protagonismo infantil, o matriarcado, os territórios nos quais as crianças vivem, a história e cultura africana da diáspora. É autora de 4 livros:
O livro Kaiodê e a Árvore das Memórias marca o protagonismo da primeira personagem masculina nas narrativas da autora. Aqui, o masculino é tratado com toda a sensibilidade, afeto e desmonstrações de amor que o racismo estrutural brasileiro nega ao homem negro. No arranjo familiar apresentado, a autora envereda pelo amor que adota e cuida de uma criança com 4 anos de idade. Mas o livro é sobretudo sobre o amor e as memórias de pai e filho e o ritual de partidade da sua mãe e esposa. De forma level territorializada e afrorreferenciada, como toda a sua literatura, Kalypsa aborda as memórias vividas do amor em forma de saudade, sem dor, apenas o aconchego das lembranças.