Esta é Maria Aparecida dos Santos, mora com sua filha de 15 anos no Bosques do Lenheiro e hoje encontra-se desempregada e precisando de sua AJUDA!
Maria Aparecida dos Santos é conhecida no bairro Bosques do Lenheiro como Dona Cida. Nasceu no Estado do Paraná, na cidade de Sabáudia, que fica na região norte do Estado.
Com três filhos, sendo dois homens e uma jovem de 15 anos, dona Cida mudou-se para a cidade de Piracicaba no ano de 2000, buscando melhores condições de vida e trabalho.
Tendo uma condição delicada de saúde, Dona Cida está desempregada, vivendo de auxílios e do trabalho esporádico como diarista.
Hoje Dona Cida mora com sua filha em uma casa que foi doada ao seu ex-marido pelo dono da empresa onde trabalhava. Dona Cida é arrimo de família e se encarrega de sustentar sua filha e a casa, contando muitas vezes apenas com a caridade.
A preocupação é justamente com essa casa, na qual Dona Cida e sua filha moram em condições extremamente precárias. A casa, que é uma construção da Emdhap, precisa de uma reforma estrutural urgente, pois corre sérios riscos de desabamento.
A questão habitacional, o tema do direito à moradia, é um sério problema na cidade de Piracicaba, que assiste a um crescimento exponencial de comunidades de favelas. A resposta definitiva deve vir do poder público, implementando políticas públicas voltadas ao enfrentamento do drama habitacional na cidade.
A Campanha Solidariedade às Marias parte do princípio de que morar com dignidade é um direito básico. A campanha consiste em arrecadar fundos para reconstruir a casa de Dona Cida. Contando com a perspectiva de trabalho voluntário e mutirão, precisamos arrecadar o valor de 25 mil reais. Ante a ausência de politicas públicas, a organização e auxílio da sociedade civil são essenciais, caracterizando-se uma importante rede de apoio e solidariedade.
O PROJETO
O Projeto Solidariedade às Marias é a designação geral de uma série de campanhas solidárias, que buscam dar uma resposta emergencial aos diversos dramas sociais vividos pelas comunidades na cidade de Piracicaba.
O projeto Solidariedade às Marias não quer se reduzir a mero assistencialismo, mas há situações de vulnerabilidade extrema que demandam respostas imediatas.
As questões sociais devem ser sempre enfrentadas pelo Estado, por meio de políticas públicas adequadas que resolvam os problemas de maneira definitiva. Além das ações solidárias, o projeto quer mobilizar a sociedade, coletivos e comunidades para uma organização mais efetiva na luta por políticas públicas e direitos.