Olá, eu me chamo Danúbio Santos!
Sou professor de Filosofia e grande sonhador de uma educação mais justa e menos excludente. Ao longo da minha história já tive oportunidade de ensinar (e aprender) em muitos lugares e para muitas pessoas. Considero a sala de aula a maior janela do mundo e costumo dizer que ela é um termômetro do nosso país.
Infelizmente a Filosofia vem sofrendo muitos ataques dos nossos representantes políticos. Seja do ponto de vista estrutural ou ideológico, a matéria que muitos julgam inútil, incomoda os poderosos e é frequentemente deturpada e desvalorizada.
Eu fui na contramão! Foi justamente por sentir a necessidade de espalhar, democratizar e promover a Filosofia que desenvolvi o jogo Aris e os sábios da natureza. Com um visual convidativo e uma linguagem bastante acessível, o jogo serve como ferramenta ou mediação para professores e alunos terem um contato divertido e aventureiro com diversos conceitos e momentos filosóficos. ABSOLUTAMENTE gratuito, ele pode ser jogado em qualquer computador e está no caminho para rodar em celulares, tablets e equivalentes.
Engana-se quem acha que eu estou sozinho. No desenvolvimento desta primeira fase, pude contar com uma turma boa, que também é louca por educação e inovação. Nigel Melo, nosso desenvolvedor e meu amigo há bem mais de uma década, Mayra Aparecida e Vivian Umbelino, duas ex-alunas com um talento colossal para as artes e por fim, o nosso time de comunicação (Andrey, Bruno e Victor) que dá um show nas redes sociais do jogo e que me fizeram chegar até essa vakinha aqui.
Então, a história do jogo se dá quando Aris, um aventureiro que adora descobrir coisas, é misteriosamente transportado para uma dimensão paralela. Lá ele percebe que as pessoas estão enfrentando uma série de problemas relacionados a natureza e que estes problemas começaram depois que vários sábios foram sequestrados. Com a ajuda de Notalp e Hypa, Aris vai investigar mistérios, conhecer pessoas, se encantar com novos conhecimentos, enfrentar muitos vilões e claro, tentar voltar pra casa.
O nosso segredo é que Aris é uma adaptação do filósofo Aristóteles, Notalp por sua vez, representa Platão. Hypa, representa a Filósofa Hipátia, e os sábios da natureza são aqueles que vão de Tales de Mileto a Demócrito de Abdera. Cada aventura na verdade, gamifica conteúdos relacionados a todos estes que foram citados e ainda muito mais.
É claro que para contar uma história tão rica de contextos e cheia de detalhes, nós dividimos em 6 partes. A parte 1 já está prontinha e você vai poder jogar em alguns dias. Só que a gente não quer parar por aí. A gente quer fazer todas as partes e, essa vakinha é para cobrir os custos da parte 2. Cada parte que se passa, o jogo vai ficando mais rico e mais complexo. Estamos adicionando elementos como corridas, cenários escondidos, criaturas mitológicas etc. O custo total da parte 1 foi de 12 mil reais. Para chegar nessa quantia, montamos uma lojinha com diversos produtos ligados ao jogo, eu dei aulas e mais aulas, produzi eventos e até dirigi para aplicativos. Foi suado e sofrido...quase não dava. Para fazer esta parte 2 eu conto com a ajuda de vocês.É sempre bom lembrar que o jogo é ABSOLUTAMENTE gratuito e estará disponível para as redes publicas de ensino que julgarem a necessidade de seu uso.