Causada pelo coronavírus felino, a Peritonite Infecciosa Felina (conhecida como PIF) é o pesadelo de todos os gateiros. Com relação a doenças, gatos com PIF com certeza é uma das maiores preocupações por ser a principal causa infecciosa de mortes de gatos. Se trata de um processo inflamatório que acontece quando o gato reage inadequadamente ao vírus.
Existem duas formas de PIF, a efusiva (úmida) e a não efusiva (seca), que são determinadas pela resposta imunológica de cada gato e algumas vezes o felino pode desenvolver as duas formas.
PIF efusiva (úmida): nesse caso, ocorre um um processo inflamatório nos vasos sanguíneos e, com essa danificação, ocorre um acúmulo de líquido na região do abdômen e do tórax.
PIF não efusiva (seca): caracterizada pela formação de granulomas e necrose em órgãos abdominais e torácicos, do sistema nervoso e dos olhos. Os sintomas iniciais são mais vagos, como falta de apetite e perda de pêlos.
A PIF ainda não tem cura, infelizmente. No entanto, existem tratamentos paliativos que podem ajudar a prolongar a vida dos gatos com PIF e deixá-lo o mais confortável possível.