
Sou Itamiles Santos Nascimento, mulher negra, camponesa, poetisa, filha de pai quilombola da comunidade Ronco e Abóbora e de mãe assentada da Reforma Agrária, residente do assentamento Bom Jesus em Igrapiúna - BA, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), integrante do coletivo de comunicação do MST na Bahia, estudante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Sou autora do livro Desaguar: poesias, lamentos e rebeldia lançado no ano de 2022, através do Prêmio Resistência 2022, da editora A Arte da Palavra. Um livro de poesias diversas que retratam os desafios, encantos, ancestralidade e resistências pessoais e coletivas das minhas vivências enquanto mulher negra.
Venho por meio deste anunciar que este livro foi selecionado para receber o VIII Prêmio Talentos Helvéticos-Brasileiros da Helvétia, editora suíço-brasileira, que será entregue durante o evento Salão do Livro de Genebra a ser realizado no período de 06 a 10 de março de 2024 em Genebra, na Suíça.
Estou muito feliz pela indicação do meu primeiro livro a um prêmio internacional. Ser escritora é a realização de um sonho de infância e uma premiação como esta é almejada por escritoras e escritores, sobretudo iniciantes.
Portanto, venho por meio deste solicitar apoio financeiro para custear as despesas inerentes à viagem.
Conto com a sua valorosa parceria.