
Zion é um filhote de Fila Brasileiro, de 6 meses de idade, que pertence a um amigo. Na manhã de Domingo (1 de outubro), quando meu amigo acordou e foi ver seu cachorro, se deparou com uma trágica surpresa. Ele estava desfigurado, parecendo que tinha lutado com algum animal selvagem. Mas como isso poderia ter acontecido? O cachorro só fica no quintal da casa, não tem acesso ao portão da frente da casa, no quintal não havia nenhum sinal de luta, ou de qualquer coisa que pudesse ter ocasionado tantos ferimentos por todo o corpo. A veterinária foi chamada às pressas e ao constatar o aspecto das feridas, deu a pior notícia: São queimaduras! Ele foi vítima de um ataque. Alguém sem coração jogou algum ácido ou óleo quente no cachorro! Quem seria capaz de tamanha atrocidade? Difícil é pensar que quem está por trás dessa covardia só pode ser um dos vizinhos, ou de pessoas que frequentam a casa deles, já que o acesso ao quintal onde fica casinha do Zion, só pode vir da casa de um deles.
Apesar das suspeitas, não há como acusá-los. Quando meu amigo foi à polícia fazer um boletim de ocorrência e eles disseram que não poderiam investigar nem fazer nada por não haver provas concretas. Ligou na delegacia de defesa e maus tratos aos animais pelo número 197, e também não teve ajuda, pois afirmaram que se a polícia não fez nada, eles então, não poderiam fazer nada também.
Enfim.. Ficam a dor no coração de ver um animal indefeso sofrer assim sem merecer e o prejuízo financeiro para bancar o tratamento que até agora não tem sido nada barato.
As queimaduras estão por todo o rosto e pela lateral do corpo. O que quer que tenham jogado, caiu dentro do olho direito do cachorro que ficou queimado, e ele perdeu a visão desse lado. O outro ainda está inchado mas não é tão grave quanto o direito. A boca ficou toda ferida, há bolhas de queimadura na língua, a parte interna das bochechas ficaram na carne viva, o que causado dificuldades ao bichinho até mesmo para comer e até beber água. Ele tem sido medicado 3 vezes ao dia para tentar amenizar a dor e pra evitar infecções. Está fazendo uso de 4 tipos de colírio, injeções de antibióticos e anti-inflamatórios, medicamentos para dor de 8 em 8 horas, pomadas com ação cicatrizantes e anti-infecciosa para os ferimentos do rosto, corpo e bochechas. Sua comida também está sendo preparada de forma especial (fígado cozido e triturado). E somando isso aos gastos com materiais para limpeza em geral, como: gaze, soro fisiológico, e luva cirúrgica, até o momento foram gastos pelo menos 1500 reais, além das consultas veterinárias a especialistas como oftalmologista e dermatologista, e do tempo para garantir que ele se alimente e se recupere o mais rápido possível. Ainda há a possibilidade do cachorro precisar de uma cirurgia para reparação do olho, e o custo disso ainda nem se sabe.. Vai depender da recuperação.
Enfim, o desejo do meu coração é ajudar esse pobre animal e tentar garantir que não irá lhe faltar socorro em nada, já que as sequelas serão permanentes no seu corpo e no seu dia a dia. Esta ajuda não só alegrará a vida do Zion, mais também amenizará a angustia no coração do meu amigo. Vamos solidarizar e mostrar que ainda podemos combater o mal com generosidade e amor.