Vaquinha / Outros / Dinheiro

Ajude a comunidade Ouropretana!

ID da vaquinha: 70187
Ajude a comunidade Ouropretana!
URL copiada!
49%
Arrecadado
R$ 1.465,00
de
Meta
R$ 3.000,00
Apoiadores
15
Encerrada
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

 

O projeto Universidade Desce o Morro (UDM) é uma ação organizada pela ARROP (Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto) e REFOP (Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto). O objetivo o projeto é aproximar a comunidade Ouropretana e os estudantes universitários e levar conteúdo oriundo da Universidade para as periferias da cidade.  

   O projeto UDM, desde sua 1ª edição já passou por inúmeras mudanças, tornando-se a cada período mais presente na cidade Ouro Preto. Em sua essência atualmente tenta-se beneficiar a comunidade das seguintes maneiras:

·    -Realização de um evento semelhante a uma Ação Global que é feito em diferentes locais de Ouro Preto. Esse evento conta com a colaboração de inúmeras entidades ligadas a universidade (CAs, DAs, Atléticas, Empresas Jr e projetos de extensão). Essas entidades levam até nosso público alvo conhecimento, cultura e entretenimento através de oficinas planejadas com tal intuito, além de aproximar estudantes e ouro-pretanos. Esse evento teve as 3 primeiras edições na Quadra da Vila Aparecida, na quadra do morro São Cristóvão (Veloso) e na Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade (Alto da Cruz).

 ·     -Realização de reformas em espaços públicos. Em muitas partes da cidade é possível perceber a existência de espaços públicos (quadras, escolas, etc.) depredados ou que se encontram em mal estado de conservação por falta de recurso para manutenção. O UDM tem como objetivo entrar nesses espaços e promover a revitalização deles, trabalhando no reparo (pintura, limpeza, iluminação, portas e janelas) e na conscientização da comunidade para conservação dos mesmos. Na 2ª e 3ª edição foram realizadas reformas na quadra do Morro São Cristóvão e na Escola Estadual Desembargador Horácio de Andrade.

       -Realização de projetos contínuos na comunidade. Nesse âmbito, a organização do UDM mantém um diálogo com instituições de ensino da cidade de modo a conhecer projetos parados ou em andamento nessas escolas e viabiliza-los e também promover palestras, seminários e minicursos. Na intervenção realizada na Escola Estadual Horácio de Andrade foram promovidas inúmeras palestras para os alunos, contando com a participação da Espeleologia e do BAJA (projeto de desenvolvimento de veículos off-road da UFOP). Atualmente estão sendo desenvolvidas ações na associação de moradores da Vila Aparecida, na Escola Desembargador Horácio de Andrade, na Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria.

Essas intervenções promovidas pelo projeto Universidade Desce o Morro são desenvolvidas para integrar a população de Ouro Preto com a UFOP, aproximando estudantes e moradores e levando cultura, lazer, arte e conhecimentos adquiridos na universidade para os cidadãos ouropretanos. Para concretizar essas ações, as associações ARROP e REFOP promovem vendas solidárias semanalmente. Assim, as repúblicas pertencentes as associações citadas doam tortas, bolos e outros tipos de comida que são comercializados na porta das missas da cidade. As outras formas de arrecadação para que o Universidade Desce o Morro aconteça são a venda de cotas de patrocínio para o comercio da cidade e essa campanha de arrecadação na internet. Ela foi criada para que pessoas que já passaram por Ouro Preto ou conhecem a cidade possam contribuir com o projeto e dessa maneira ajudar a população da cidade e diminuir a desigualdade social tão presente aqui.  

Em sua 4ª Edição o bairro ouropretano beneficiado será o Caminho da Fábrica, a ação acontecerá na quadra comunitária do bairro no dia 23 de Outubro de 2016. E quadra citada está precisando de grandes reformas antes do evento e para arrecadar o dinheiro, além das ações promovidas pelos organizadores, a campanha está sendo lançada em plataforma online para quem está longe poder ajudar. Tornando possível que o evento cresça e fiquei cada vez melhor!

Atuais organizadores:

REFOP

- Ricardo Henrique Souza Panzera (K-padu) República Pronto Socorro - Marco Aurelio Reis (Dadaia) República Pulgatório- Sara Pinheiro Câmara (Da Seda) República Rebu- Yanê Castor (Ixkenta) República Maria Bonita - Letícia Gualberto Caldeira de Paula (Letícia) República Koxixo- Igor Diniz Pereira (Decrépitu) República Canaan - Lorena Sousa Lima (Taurina) República Toka - Nara Hangai Costa (Naja) República Rebu - Jordan de Paula Vaz (Perigoso) República Mixuruca - Igor de Costa e Silva (Mikareta) República Mixuruca - Lucas Gabriel Ferreira Pinto (Matusalém) República Canaan - Leilayne Souza Pedro (Matriarca) República Quarto Crescente - Bruno Augusto Vilaça da Silveira (Mazzaropi) República Pulgatório  ARROP 

- André Geraldo Gilberto Alves Vaz (Samangão) República Sem Destino

- Leyri Zivianni (Negoço) República Lua Azul

- Marcelo Eustáquio Hamanaka Silva (Mamilin) República Trem de Doido

- Gabriela Amorim (A-orfa) República Xamego

- Raquel Xavier (Raquel) República Doce Veneno

- Glauber Marques Souza Canedo (Lakê) República Calamidade Pública

- Júlia Nogueira de Salles (Felícia) República 100 Juízo

- Renata Nicolato Genelhu (Acelerada) República Caixotinho

- Núlia Carinele Dias (Núlia) República Bico Doce

- Carolina Coelho Marin (Kenheu?) República Nascente

Encerrada
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021