A Cabrita foi abandonada na rua de uma moça em São Gonçalo que procurou um adotante para ela por Facebook. Quando uma mulher de Maricá se mostrou interessada, a moça tirou ela da rua, deu banho e tosou, e levou até a casa da mulher. Quando retornou de volta a São Gonçalo, viu que a adotante havia desistido de adotar ela, e estava ameaçando jogá-la na beira da estrada pra morrer, e foi quando eu apareci, respondendo ao pedido desesperado da moça que a resgatou para dar Lar Temporário para a cachorrinha.
Quando a peguei vi que ela estava extremamente magra, mas achei que era apenas por seu tempo vivendo na rua. Logo fui informada que ela estava com diarreia, e também pensei que poderia ter pegado alguma verminose na rua. Ela estava aceitando muita pouca comida também.
No dia seguinte, (30/11) levei ela no veterinário para dar uma checada em seu estado de saúde, e me surpreendi quando ele me informou que a cachorrinha em questão era bem velhinha, tinha mais de dez anos. Ele a examinou e encontrou uma secreção amarelada nos olhos que pensou ser icterícia (o que poderia significar um problema hepático/renal) e também conjuntivite, e passou um colírio chamado Oflox para isso. Viu também que ela estava anêmia, e passou um complexo de ferro chamado Combiron para eu dar para ela. Para a diarréia, passou um antibiótico via oral (Bactrim) e pomada hipoglos para a assadura no anus dela. No exame apalpatório, constatou dois nódulos nos ovários, um tumor um lábio inferior, e pequenos cistos pela pele. A hipótese de dignóstico, é que ela poderia ter algum tumor, que estaria em estado de metástase, e isso explicaria o tumor na boca e os nódulos. Fez-se um exame de sangue, para chegar a função hepática e renal, e um hemograma.
Com o resultado do exame de sangue, que saiu do dia seguinte (1/12), conclui-se que as funções hepáticas e renais estavam normais, assim como seu hemograma não apresentava qualquer tipo de alteração,e ela não estava com parasitas.
No mesmo dia que levei ela no veterinário comecei a dar o antibiótico, dei uma dose logo quando cheguei, e depois outra de noite. Na manhá seguinte, quando fui dar a terceira dose do antibiótico, vi que ela havia vomitado duas vezes, por outro lado suas fezes pareciam estar tomando mais consistência, e haviam mudado de cor, que antes estava sanguinolenta. Agora ela estava rejeitando comer qualquer coisa, tanto a papinha natural que fiz com arroz e frango, como a ração, e nem agua de coco na seringa estava conseguindo dar pra ela. O veterinário recomendou parar o antibiótico via oral, e a diarréia dela parecia estar pior do que nunca, estava perdendo muito líquido, e não estava se hidratando de nenhuma forma nem comendo nada. E assim passou o dia 1/12
Na manhã do dia 2/12, levei ela novamente ao veterinário pois se continuasse no ritimo que estava, ela morreria desidratada. Lá, ela tomou soro e glicose na veia, tomou uma dose de um antibiótico injetável que ele passou para continuar aplicando em casa, e um comprimido de Metronidazol. O foco agora é tratar a diarréia dela, e engordar, antes de ver se ela tem um possível cancer (lembrando dos nódulos e do tumor na boca). Na mesma noite, dei outro comprimido de Metronizadol, e na manhã de hoje (3/12) dei outro. Continuei com o antibiótico injetável em casa, e ela parece estar respondendo extremamente bem!
Depois que voltou da casa do vet, estava muito mais alegrinha, comeu por conta própria carne crua, recomendada pelo médico, e papinha, e depois procurou beber água sozinha, estava bem mais agitada e conseguia se aguentar em pé mais tempo. Hoje (3/12) de manhã ela comeu animada outra porção de carne crua (onde com sucesso escondi o Metronidazol sem ela perceber), e ficou cheirando o potinho de ração até eu encher! A diarréia também parece ter cessado, e ela parece estar melhorando.
Continuarei postando atualizações! Estou com bastante esperança da minha velhinha ficar saudável!
Ps: Muito obrigada a pessoa que fez uma contribuição, espero que receba em dobro! <3
Esse é o cantinho que fizemos para ela:
O que ela está comendo:
Remédios:
De cima pra baixo: Probiótico para o intestino / pomada para assaduras / Metronidazol / Primeiro antibiótico (via oral) / Segundo antibiótico (injetável) / Colírio para conjuntivte (Não havia realmente icterícia no olho, era apenas secreção da conjuntivite) / Composto para anemia / Primeiro vermífugo comprado (não usado)
Contas:
Consulta do vet do dia 30/11: 90,00
Exame de sangue: 100,00
Remédios (Colírio + ferro pra anemia + antibiótico + pomada pra assadura): 102,80
Antibiótico injetável: 100,00
Metronidazol: 14,90
--- total: 407,7 (por enquanto)