Os povos indígenas vem novamente sofrendo uma epidemia de doença vindo fora de suas aldeias, a Covid 19. De acordo com a APIB (Articulação dos Povos Indígenas no Brasil) já foi registrado mais de 332 mortes de indígenas no país devido a esse vírus. A contaminação sendo gravemente aumentada pela a invasão de garimpeiros nas terras dos povos originários. Com pouca ajuda do governo que mal reconhece a existência desses povos, as aldeias precisam mais do que nunca de ajuda!
A Aldeia Nossa Senhora de Fátima é uma aldeia do povo Xavante, dentro da reserva de São Marcos, localizado no município Barra do Garças em Mato Grosso. De acordo com a DSEI Xavante (Distrito Sanitário Especial Indígena) da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) , existem 102 casos confirmados, sendo 64 de São Marcos.
Esse povo, vive uma realidade de constante violência. Fazendeiros monocultores de gado e soja que querem expulsá-los de suas terras para expandir seus negócios contratam garimpeiros para invadir e violentar os aldeados, além de infectá-los com a Covid 19 nessa momento. Com uma estrutura precária e insuficiente que a FUNAI oferece de atendimento de saúde disponível para esse povo, eles estão sendo dizimado a cada vez mais por não terem recursos pra sobreviverem essa pandemia.
Esse povo originário precisa de ajuda para resistir e manter a sua cultura ancestral viva. Você pode fazer a diferença! A Aldeia Nossa Senhora de Fátima precisa de inúmeros recursos:
Não é possível fazer a doação desses recursos diretamente a aldeia, pela falta de acesso, e o alto custo do frete. A doação irá para um dos integrantes da aldeia que vai comprar os mantimentos. E é ai que você pode ajudar! Ajude contribuindo para conseguirmos alcançar nossa meta! Caso não consiga fazer uma doação, ajude compartilhando essa vaquinha!