Ajude a AACPHIV a ajudar

ID da vaquinha: 151930
Ajude a AACPHIV a ajudar
Associação de Auxílio à Criança e Adolescente Portador de HIV
São Paulo / SP
Arrecadado
R$ 0,00
Meta
R$ 150.000,00
Apoiadores
0
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou

http://agenciaaids.com.br/home/noticias/noticia_detalhe/26693

 

Em dezembro de 1985, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas foi atendida a primeira criança exposta à infecção pelo HIV. A infecção, nessa população, começa a se fazer presente e o numero de crianças que eram trazidas para o serviço aumentava de maneira assustadora.

A falta de tratamento aliado ao preconceito fazia com que as famílias tivessem dificuldades de trabalho e de sobrevivência.

No início de 1989 um grupo de médicos chefiados pela Dra. Marinella Della Negra recebeu uma doação que deveria ser revertida às crianças acompanhadas pelo serviço. Em 15 de Março de 1989, com o apoio do presidente da Associação dos Hemofílicos, surgiu a Associação de Auxílio à Criança e Portadora de HIV. Nos primeiros anos de atividade os recursos foram direcionados na ajuda a sobrevivência das famílias das crianças infectadas pelo vírus HIV que não tinham condições. Por muitos anos a Associação distribuiu cestas básicas e auxiliou famílias a pagar contas como gás, água, luz, aluguel. Fez parcerias com pequenas empresas que arrecadavam alimentos não perecíveis e leite em pó para que fosse distribuído às famílias dos pacientes.

Para disseminar conhecimento científico sobre diagnóstico, tratamento e outros temas relacionados ao HIV/aids em crianças e adolescentes e também captar recursos com a finalidade de auxiliar a população alvo, a Associação promoveu o primeiro Encontro Nacional sobre AIDS Pediátrica em 1995, que vem ocorrendo a cada 2 anos.

Com o advento da terapia específica o numero de crianças que nasceram infectadas diminuiu drasticamente e cresceram, chegaram a adolescência e adultos jovens que continuam em acompanhamento no Instituto. Não há mais sentido estabelecer limites para a sobrevida.

Os esforços da Associação, que tinha como foco o auxilio básico às famílias de crianças com HIV, tem o objetivo de possibilitar a inserção social desses jovens por meio da educação.

Hoje a Associação tem como meta subsidiar cursos superiores e técnicos aos jovens que vivem com HIV, atualmente entre os que já concluíram o curso e os que ainda estudam, somam 14 adolescentes beneficiados. Espera-se aumentar esse numero e consequentemente a melhora na qualidade de vida dessa população, pois a contrapartida exigida pela Associação é a adesão ao tratamento antirretroviral e sua formação educacional. O instrumento que utilizamos para o acompanhamento da adesão é a observação dos resultados das taxas de CD4 e carga viral, também acompanhamos as atividades educacionais mensalmente.

Pretendemos considerar que cada jovem beneficiado com o auxilio possa, depois de formado e incluído no mercado de trabalho, contribuir de alguma maneira com outros jovens.

Além da função assistencial a Associação de Auxílio à Criança e Adolescente Portador de HIV continua promovendo o “Encontro Nacional sobre AIDS Pediátrico” e o “Simpósio Internacional sobre AIDS Pediátrico”. Estes eventos proporcionam a interação e troca de experiências entre profissionais nacionais e cientistas de grande destaque internacional no atendimento de crianças infectadas pelo HIV.

São essas vitórias que levam à conclusão de que é possível o desenvolvimento da função assistencial com padrão de qualidade reconhecido nacional e internacionalmente.

 

Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.
icone de mensagemfaleconosco@vakinha.com.br
Elementos SVG

Curta e compartilhe nossa página no Facebook

Todos os direitos reservados. 2019