
Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que afeta a fáscia plantar, uma membrana de tecido conjuntivo que recobre a musculatura da sola do pé. Pode ser causada por microtraumatismos e inflamação crônica na região do calcanhar, nas proximidades da inserção do tendão de Aquiles. No caso específico de quem também tem esporão, surgem depósitos de cálcio debaixo ou atrás desse osso. Eles formam saliências parecidas com ganchos que lembram as esporas dos pés dos galos. Esporões do calcâneo podem provocar uma dor aguda, em pontada, que piora com o movimento e melhora com o repouso. Geralmente a fascite plantar é um transtorno de bom prognóstico, mas a recuperação costuma ser bastante lenta.
Tratamento:
Uso de palmilhas ortopédicas
órteses noturnas
Tratamento farmacológico inclui a prescrição de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroides, a aplicação de toxina botulínica e a infiltração com anestésico ou com corticosteroides diretamente na região de maior dor na sola do pé.
A cirurgia para liberação da fáscia plantar só é indicada quando os outros recursos terapêuticos não produzerem mais resultados.
Peço a todos que puderem que me ajudem da maneira que puderem seja doando até mesmo divulgando, compartilhando o link.
Agradeço desde já!
A terapia por ondas de choque (ESWT ou TOC