
Historicamente, a música de concerto brasileira é marcada pela sub representação de artistas negros em orquestras, conservatórios e palcos.
O violoncelo, instrumento de sonoridade marcante e profunda, é ainda menos acessível devido a seu custo e estrutura.
Ao fomentar essas ações artísticas e de formação continuada o projeto contribui para democratizar o livre acesso ao direito pleno à cultura, ao que tange a qualificação do aprendizado, da pesquisa de linguagem, e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor criativo, a formação de novos musicistas, educadores, agentes e gestores culturais, e a formação de plateia. Essas ações ofertadas gratuitamente ou a preços acessíveis à população, além de ampliar as possibilidades de atuação no mercado cultural para a geração de trabalho e renda.
Promover essas ações exclusivas com violoncelistas negros(as) significa enfrentar barreiras históricas, inspirar novas gerações e construir pontes entre excelência musical e justiça social.
O objetivo desse projeto muito contribuirá para o fortalecimento da "dimensão sóciopolítica por possibilitar o acesso dos grupos historicamente segregados aos bens simbólicos, restritos apenas às classes dominantes, desencadeando um processo de democratização da cultura e ampliação da cidadania" (Narciso Telles, 2004, p.21).
O objetivo desse projeto muito contribuirá para o fortalecimento da "dimensão sóciopolítica por possibilitar o acesso dos grupos historicamente segregados aos benssimbólicos, restritos apenas às classes dominantes, desencadeando um processo de democratização da cultura e ampliação da cidadania" (Narciso Telles, 2004, p.21).
APRESENTAÇÕES E AÇÕES PREVISTAS