Você se lembra do bloco A Vida Presta?
Aquele cortejo espontâneo, cheio de alegria, que saiu às ruas pra celebrar a indicação da Fernanda Torres e do Ainda Estou Aqui ao Oscar?
A resposta da prefeitura de SP (que se orgulha de ter o maior Carnaval do Brasil) foi: uma multa de R$ 15.401,51.
Multaram a gente por ocupar a rua com alegria — com cultura livre, responsável, afetuosa e espontânea. Sem bloquear vias importantes, sem sujeira. Só música, dança e gente feliz.
Recorremos duas vezes. Tentamos diálogo com representantes da prefeitura. Tentamos explicar, argumentar, abrir uma escuta. Nada adiantou.
Detalhe importante: a prefeitura agiu via PM. E a abordagem no dia do bloco foi justamente em cima da pessoa contratada pra fazer a limpeza durante o cortejo — chamada, inclusive, pra ajudar a manter tudo em ordem. Intervimos pra tentar evitar uma injustiça, acarretando na multa em nome da Clara Novais, uma das participantes.
Agora temos até a primeira semana de maio para pagar — senão o valor aumenta.
Por isso, precisamos muito da ajuda de vocês. O A Vida Presta nem é oficialmente um bloco. Foi tudo no improviso, pra trazer um pouco de alegria pra São Paulo. Todo mundo que tocou e organizou tá no corre pra fechar as contas e ninguém tem R$ 15 mil sobrando no fim do mês.
É um valor altíssimo, mas dividindo por muitas pessoas, não pesa pra ninguém. Se você esteve lá, se acredita no Carnaval de rua, se defende a cultura que nasce do povo — a gente precisa de você.
O valor de um xeque-mate já ajuda. Se puder doar mais, melhor ainda. Você pode doar:
Prometemos total transparência com as doações — e assim que atingirmos a meta, encerramos a arrecadação.
Qualquer valor ajuda. Compartilhar também fortalece.
A vida presta, apesar da prefeitura. E nós continuaremos aqui, sorrindo.