-------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO:
Agradeço a todos que me ajudaram na vaquinha para aquisição do medicamento. Mesmo não tendo atingido a meta, já ajudou a aliviar na compra de uma dose.
Infelizmente os exames recentes mostraram que o remédio não foi eficaz e capaz de destruir as células tumorais e o uso foi suspenso. Agora partirei para uma ultima opção disponível de tratamento e felizmente esse medicamento é custeado pelo SUS.
Mais uma vez meu sincero muito obrigado pela ajuda de todos!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Oi pessoal, tudo bem?!
Como alguns de vocês já sabem, há seis anos comecei a tratar um câncer ósseo, que devido a algumas complicações me trouxe hoje para falar com vocês. Vou fazer um pequeno resumo de como tudo aconteceu, para que entendam o porque eu preciso da ajuda de vocês nesse momento.
Em janeiro de 2009 fui encaminhado ao serviço de Oncologia do Hospital de Clínicas da UFPR e diagnosticado com um tipo muito raro de câncer ósseo chamado Sarcoma de Ewing. Devido a uma série de fatores, incluindo diagnósticos iniciais inconclusivos, precisei inicialmente me submeter a 2 anos e 2 meses de quimioterapia e no meio desse período a uma cirurgia para a retirada do tumor, que estava localizado no meu pé direito. O resultado da cirurgia foi uma amputação parcial do pé, conhecida como Lisfranc.
Após esse procedimento cirúrgico e com ajuda de mais quimioterapia consegui estabilizar e manter a doença longe por 2 anos, mas em outubro de 2011 o tumor reapareceu, dessa vez no fêmur direito, próximo ao quadril. Desta vez ele também estava afetando partes moles, como músculos e tecidos. Comecei então um novo tratamento com quimioterapia, dessa vez ainda mais forte do que a primeira vez, na tentativa de reduzir ao máximo a lesão. Em maio de 2012 me submeti a uma nova cirurgia para a retirada do tumor no fêmur, onde foram retirados os tecidos doentes e feita a reconstrução óssea com congelamento e implante de parte óssea do banco de ossos.
Feito isso, lá fui eu para mais uma série de quimioterapia em junho de 2012, com término em novembro, com o objetivo de complementar a cirurgia e evitar novos sinais da doença.
Em outubro de 2013 o voltou a aparecer na mesma região do fêmur, comprometendo tecidos moles, músculos e a parte óssea que havia sido reconstruída. Me submeti a 38 sessões de radioterapia no local e nova cirurgia para retirada do tumor, substituição total do fêmur por uma endoprótese metálica.
As tomografias de controle feitas previamente à cirurgia mostraram 3 tumores no pulmão, uma metástase vinda do tumor retirado da perna.
Em agosto de 2014 fiz uma nova cirurgia para a retirada desses tumores do pulmão e em novembro de 2014 novas tomografias mostraram a volta deles, tanto na perna quanto no pulmão.
Em janeiro como última alternativa para evitar novas metástases optou-se pela retirada de toda a perna direita, pois já não estava mais funcional, servindo apenas de foco para novos tumores. Nesse mesmo mês os médicos chegaram à conclusão de que os tumores do pulmão não eram operáveis no momento, havendo a necessidade de novo tratamento com quimioterapia para tentar diminuir a lesão e assim tentar uma nova cirurgia.
Acontece que desde 2009 já usei todos os medicamentos conhecidos na quimioterapia convencional, ficando atualmente 2 medicamentos experimentais que posso usar para tentar vencer essa doença.
O grande problema é que desses dois, apenas 1 é fornecido pelo SUS, o Irinotecano, o outro, chamado Temodal não é fornecido devido ao custo.
Cada frasco com 5 comprimidos de 250mg, suficientes para 1 ciclo mensal de quimioterapia que faço, custa em torno de R$6.000,00.
Atualmente tenho uma ação na Defensoria Pública da União, tentando conseguir uma liminar para ter esse medicamento custeado pelo SUS, mas mesmo sendo de caráter emergencial, ainda não obtive uma decisão favorável.
Então estou aqui para pedir a ajuda de vocês, na tentativa de custear esse medicamento até que consiga o fornecimento pelo SUS. Toda e qualquer ajuda será bem vinda, pois o valor desse medicamento é algo que não disponho no momento, ainda mais depois de tantos anos custeando do próprio bolso um tratamento tão caro.
Mesmo estando no meio do tratamento continuo trabalhando, claro que muito menos do que gostaria, principalmente devido ao desgaste que a quimioterapia causa e tudo que recebo acaba sendo gasto com os outros medicamentos e necessidades básicas.
Sei que o valor como um todo parece muito, até porque meu tratamento poderá se estender por tempo indeterminado, mas acho que o pouco que vocês puderem contribuir, vai me ajudar em muito a conseguir meu objetivo, que é continuar vivendo e vencer essa doença ingrata.
Agradeço desde já a todos que puderem me ajudar e aos que não puderem, divulguem para quem talvez possa, seja com ajuda financeira para comprar o remédio ou até mesmo com o remédio em si, caso alguém tenha acesso, isso também seria sensacional e muito importante.
Aos que quiserem acompanhar o andamento da minha ação na Defensoria Pública da União, segue abaixo o número do processo e endereço para acesso. Segue também o registro no Hospital de Clínicas, caso algum médico queira conhecer meu caso.
Site da Justiça Federal
Número do processo
5043202-17.2015.4.04.7000
REGISTRO HC: 1191.972-3
E para quem se sentir mais confortável a contribuir diretamente, deixo abaixo algumas contas, toda a ajuda será bem-vinda.
Banco Itaú
Ag. 3701
CC. 15229-4
Ronaldo José Ribeiro
CPF. 029.694.299-50
Banco Santander
Ag. 0808 CC. 01008475-1
Ronaldo José Ribeiro
CPF. 029.694.299-50
PayPal
ronaldo_ribeiro@globo.com