
Meu nome é Maria Isabel Orselli e sou professora e pesquisadora na área de Biomecânica e Engenharia de Reabilitação. Quem quiser me conhecer mais pode acessar meu currículo Lattes (Currículo de Pesquisadora):
http://lattes.cnpq.br/1190706037094751
Atualmente realizo grande parte de minhas pesquisas associada ao Laboratório de Biomecânica do Movimento e Postura Humana (LABIMPH), no Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. No LABIMPH estou colaborando em diversos estudos que envolvem o uso da Biomecânica no contexto do Estudo do Movimento Humano e da Reabilitação.Dentre os trabalhos que estou colaborando, três deles foram submetidos e aceitos no XXX Congress of theInternational Society of Biomechanics (Trigésimo Congresso da Sociedade Internacional de Biomecânica), um dos congressos mais importantes da nossa área
Os trabalhos trazem resultados inovadores sobre a biomecânica dos saltos executados no Balé Clássico, sobre aspectos metodológicos relacionados à análise do movimento no Balé e sobre o Controle Motor em indivíduos com instabilidade crônica de tornozelo. Em um dos trabalhos eu sou primeira autora e este trabalho foi selecionado para apresentação oral, que deve ser realizada por mim.
O congresso vai ocorrer em Estocolmo na Suécia, nos dias 27 a 31 de julho de 2025. A participação em congressos internacionais é geralmente muito cara, por isso é financiada pelas agências de fomento a pesquisa como o CNPq e a FAPESP. Eu, infelizmente, não consegui verba junto às agências de fomento para custear a viagem. A inscrição do congresso tem valor superior a R$ 3000, e eu paguei com verba própria. Mas arcar sozinha com a passagem e demais despesas vai ser muito difícil (mesmo!).
Por isso, decidi abrir essa vaquinha para pedir a contribuição de vocês com o objetivo de minimizar os meus gastos com a passagem de ida e volta de São Paulo para Estocolmo (R$8.700) e viabilizar a minha participação no congresso (não participar do congresso implicaria não só perder a oportunidade de apresentar o trabalho como também a perda do dinheiro da inscrição, que deve ser paga antecipadamente para que a apresentação do trabalho seja mantida no programa do congresso)
Participar de um congresso internacional como esse é uma oportunidade singular de apresentar nossos resultados e discuti-los com os/as principais pesquisadores e pesquisadoras da área, além de abrir portas para novas parcerias internacionais. É também uma maneira de me manter atualizada, já que nesses eventos são divulgadas as principais novidades e tendências na área.
Isso tudo tem impactos muito positivos nas ideias tanto para análise de dados e interpretação de resultado nos projetos em andamento quanto para o desenvolvimento de novos projetos; na qualidade dos assuntos que vou abordar nas aulas de graduação e pós graduação que ministro e também nas oportunidades que eu posso proporcionar para meus alunos. A participação de cada pesquisador e pesquisadora, também contribui para o avanço da pesquisa no nosso país.
Agradeço muito mesmo a quem puder me ajudar, seja contribuindo financeiramente ou divulgando essa vaquinha.