
Olá meus amigos, me chamo Rafael Sophia, muitos me conhecem como... o "UBER LITERÁRIO".
Sou motorista Uber no RJ a 8 anos, com mais de 20 mil corridas. Fui o primeiro motorista no estado do Rio a conquistar as 5 estrelas nos apps e uns dos 10 primeiros do Brasil. Além de ter criado um projeto Sócio-cultural dentro do meu veiculo ligado a Literatura e Educação.
Infelizmente, nunca tive o reconhecimento ou ajuda das plataformas.
Estou com o meu segundo carro na Uber, um Logan 2017, onde hoje, o mesmo se encontra bem sucateado. Esse veículo é a minha única fonte de renda que sustenta minha casa e toda a minha família.
__________________________________________
PROJETO: Com a ajuda de um amigo (Pedro do livro), criei o UBER LITERÁRIO em janeiro de 2020. Adaptei meu carro com uma capa de banco especial com vários níveis de revisteiras, coloquei luzes no salão, coloquei caixas atrás do encosto no banco de trás e além de enfeitar o veículo por dentro.
O projeto foi criado com intuito de incentivar e democratizar a leitura por onde passava, o passageiro poderia escolher uma obra de um autor e realizar a leitura durante uma viagem longa ou em um engarrafamento e até se preferir, adotar o livro e levar para casa inteiramente GRATUITO. A única questão em contrapartida, era ao término da leitura, o passageiro se comprometer a passar o livro adiante para uma pessoa conhecida ou até mesmo, deixar lugares públicos como; pontos de ônibus, shoppings, igrejas, metrô... para que outras pessoas também fossem incentivadas a lerem. Lembrando que já apareci até no programa "Cariocou" do SBT.
PROBLEMA: Com o passar do tempo e depois de muitos kms rodados, o desgaste era inevitável. O meu inseparável guerreiro, carcaju (meu carro), começou a apresentar problemas, passando óleo para as velas e caindo o rendimento do veículo. O diagnóstico não foi dos melhores, precisando refazer o motor na Retifica e com previsão de até 30 dias sem carro , e sem poder trabalhar. Com o estimativa do concerto em torno de 7 a 9 mil , além de consertar também outras avarias e problemas mecânicos.
Entretanto, todo o valor excedente será revestido para refazer as capas dos assentos, trocar o Insulfilm, adesivar o carro por dentro e por fora, comprar pneus, manutenção, mão de obra, compra de livros ( infantis o que tem mais procura ) e até mesmo pela possibilidade de trocar de veículo. Pois o "carcaju" já está bem rodado.
SONHO: Por favor, humildemente peço a ajuda de vocês , e agradeço de coração a ajuda de qualquer valor , e quem não puder , compartilhando também ajudaria muito. Logo, quero voltar com o projeto do Uber Literário com força total. Levando cultura e conhecimento de forma itinerante, principalmente para aqueles que mais necessitam.
Obrigado pela atenção de todos e um grande abraço fraternal !
Cordialmente
Rafael Sophia - Uber Literário