Apoie o projeto Mulheres Transformam , uma causa do Instituto Vakinha. Clique aqui!
Como ajudar
Descubra
Como funciona
Buscar
Saúde / Tratamentos
Ajuda para o gatinho Syd <3
ID: 5394617
Ajuda para o gatinho Syd <3
16 corações recebidos
COMPARTILHE ESTA VAQUINHA
Sobre
Atualizações0
Quem ajudou
Vaquinha criada em: 14/03/2025

Olá, eu sou  Gabi, tenho 31 anos e sou mãe do gatinho Syd, que é tudo pra mim. Ele tem 14 anos de 10 meses -  é uma vida de muito amor, parceria, carinho e dedicação um com o outro. Não sei o que faria sem o meu amorzinho.

Ele tem uma história de vida muito difícil, além de ser o primeiro pet da família desde que eu e minha irmã éramos menores de idade. Desde pequeno ele teve muita obstruções na bexiga, e foi tratado com tudo o que deveria ser feito. No mínimo, isso ocorreu umas 4 vezes, e ele foi tratado com tudo o que eu e minha família tínhamos para deixá-lo bem e continuar sua existência tão amada.

Desde 2017 (ou antes) ele vem tendo inúmeras e severas complicações de saúde como: uma bactéria da água + reações neurológicas à uma medicação corriqueira para a dor, o que resultou em ele quase não estar mais conosco e usar sonda esofágica para se alimentar - mesmo em casa. Eu saía com o coração partido todos os dias para trabalhar e pagar uma conta impensável no veterinário e as comidas especiais em casa, além de curativos pela manhã e à noite, tantos remédios que tive que fazer uma cartolina para não esquecer de nenhum e seus prazos, ficou mais de uma semana internado na Chaterrie (Centro de Saúde do Gato, onde ele é tratado há mais de dez anos) e conseguiu ter até mesmo a sonda infeccionada. Toda a minha renda, que não era muita, ia para o tratamento dele. Não sei como, ele sobreviveu e voltou a se alimentar. 

Nesta época, já havíamos descoberto a Doença Inflamatória Intestinal, que mexe com todos os órgãos do trato digestivo. Fizemos uma biópsia para descobrir isto, então tudo foi explicado. Ele passou a tomar diariamente um corticoide para “segurar” a evolução da doença, começando pela Budesonida e, na última internação dele em 2018, para a Prednisolona e Gapapentina (medicação para a dor, manipulada em farmácias veterinárias. Porém, sabíamos que essa doença crônica um dia poderia evoluir para um Linfoma, o que sempre foi o meu grande medo. Para monitorar essa condiação de saúde, além de uma ração especial - a hipoarlergênica que é tão cara que nunca pude comprar - ele deveria fazer revisões rotineiras, o que inclui o ultrassom com doppler, a única forma de medir o espaçamento das alças do intestino dele.

Em  2018, lembro muito bem: era natal, e ele teve uma crise de dor e, gatos são ótimos em esconder qualquer sintoma, e levamos ele ao vet. Ele teve uma pancreatite muito violenta, que se originou através da doença crônica. Ficou internado várias semanas, não reconhecia mais meu gatinho que sempre foi muito alegre, ativo, brincalhão e cheio de vida. As alterações foram graves em todo trato gastrointestinal e urinário. Esses episódios sérios nunca vem sozinhos.  Ele já possuía problemas renais, mas nada preocupante, asma (no que o corticoide tomado diariamente ajuda muito) e teve a bile afetada, fígado, rins, intestino e claro, o pâncreas. Ele novamente foi salvo graças aos veterinários incansáveis e a ajuda de pessoas queridas (através da vakinha) e da dedicação intermitente em cuidar dele.

Eis que, em outubro de 2024 eu estava me mudando de casa e ele, como um gato muito estressado em que qualquer alteração de rotina pode gerar algo muito severo, o Sydinho ficou novamente doente. Não chegou a ficar internado, mas gastei tudo o que tinha para a mudança para tratar ele sem pensar duas vezes. É claro que eu estava mal por me mudar de casa e consequentemente ele também. Ele teve uma piora significativa no espaçamento das alças do intestino, e, prolonguei minha saída de casa ( meu pai havia se aposentado e iria morar em outro local, pois o apartamento onde residíamos era de uma tia e eu precisava encontrar onde ficar com meu gatinho) por mais um mês, cancelando a mudança no mesmo dia e ficando com nossas coisinhas metade na casa de amigos e metade no ex apartamento. Ele estava com sangue nas fezes e foi assim que acendeu meu alerta vermelho. Após um mês em tratamento intensivo e mais consultas e ecografias para descartar linfoma (estava muito ruim a questão do intestino…), ele melhorou e nos mudamos. Deixei só de consultas e exames 900,00 reais na clínica, fora os remédios. Ao todo, foram cerca de 1600 reais.

Foi bem difícil para ele não ter mais a rotina que ele vivia há quase 15 anos com meu pai, minha irmã e horários de cada um. Ficamos cerca de dois meses e meio na casa de um casal de amigos, até eu encontrar um local para nós dois onde ele pudesse correr e tomar sol. Em fevereiro de 2025, no começo do mês, notei que ele não estava bem, apresentando os mesmos sinais de novembro de 2024. Vômitos, sangue nas fezes, não comia mais nada… Chamei a vet dele em casa e o vet que realiza o ultrassom, e novamente: fígado estava  com gordura, os rins estavam aumentados, havia “lama” biliar, sedimentos urinários, aumento do pâncreas, inflamação no intestino (que é o grande problema) e mais algo novo: indicação de fisioterapia para as articulações, que estavam já muito doloridas e fracas e algo que me alarmou, uma arritmia cardíaca.  Nesta vez, paguei 985,00 reais de consulta e exames + remédios. Ele novamente melhorou, mas eu precisava realizar um ecocardio nele para saber  por quê da arritmia e começar a fisioterapia. Não tive condições de bancar nada disto.

Após nem um mês e eu ter conseguido me mudar para dar a vidinha que ele merece e a velhice dele ser ótima, novamente ele apresenta muita dor (na madrugada de sábado para domingo de carnaval) e além de estar muito agitado, paralisado, agressivo e miando muito, ele havia parado de comer há alguns dias. Levei ele correndo para a vet e peguei tudo em plantão, o que me gerou gastos infinitos. Ele ficou novamente internado mais de uma semana, pois o trato gastrointestinal dele simplesmente havia PARADO. Haviam líquidos presos, e toda a comida que ele tentava comer no estômago. Eu não acreditei no que estava vivendo, novamente. Os veterinários conseguiram estabilizar ele, mesmo com o intestino tão inflamado que foi impossível ver qualquer coisa nos exames. Só o ultrassom de plantão custou 450,00 reais e a consulta 300,00. Sydinho ficou cerca de uma semana internado, e cada internação custa 160,00 por dia. Desta vez, a pior notícia possível veio: tenho que tratar ele para Linfoma. A doença crônica intestinal teve a evolução que já sabíamos que teria há 8 anos atrás. Optei por não realizar nova biopsia e submeter ele a uma nova anestesia geral e etc, dada a idade dele e tudo o mais. Ele realizou o ecocardio, onde as alterações ainda não são preocupantes. Mas o fato de iniciar a quimioterapia (com a medicação Leukeran) é horrível, além de todos os dias ele tomar medicações para náuseas de 8h em 8h,  a prednisolona uma vez por dia, sucralfato de 8h em 8h também para proteger o sistema digestivo dele de sangramentos, Mirtz para estimular o apetite, doses mais altas de gabapentina para a dor (pois um dos motivos de toda a crise foram as dores articulares que evoluíram muito rápido! Além da indicação imprescindível de fisioterapia semanal (que ainda não tive condições de arcar com os custos), dois antibióticos soro subcutâneo (que a vet queridíssima me ensinou a aplicar nele) e dipirona gotas.

Ontem, após eu notar que o Sydinho havia parado de comer novamente, pedi para a vet dele vir vê-lo. Fizemos soro, hemograma, exames físicos e, como não tenho mais condições neste momento de levar ele para uma ultrassongrafia nova, nem para comprar novamente remédios super caros como o Cerenia (que é para o enjoo juntamente com o Vonau, tudo intermitente), nem para o Mirtz (para o apetite), a decisão foi interromper a quimioterapia até ele estabilizar a alimentação - porém preciso comprar ração de filhote para ele e sachês variados, além de bater a ração no liquidificador e ele se sentir mais confortável para comer. Corretamente, ele precisa de acompanhamento com ecografia e dos remédios para enjoo, pois a medicação da quimio prejudica muito o organismo dele, como era de se esperar. 

Eu trabalho muito, quase que em 4 turnos de dia e de noite, para manter a nossa casinha e manter ele bem. Mas realmente, foram muitos gastos um atrás do outro, e a fatura do meu cartão chega dia 20/03. Venho humildemente pedir a contribuição de vocês, onde QUALQUER valor significa muito para mim. ❤️Quem quiser, pode me pedir comprovações de gastos e etc, pois tenho tudo guardadinho, de todas as hospitalizações, consultas, remédios e exames da vida do Sydinho.

Você também pode contribuir via Pix usando a chave: 5394617@vakinha.com.br
Denunciar essa vaquinha
AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.