Vaquinha / Outros / Dinheiro

Ajuda para o Dionísio Duarte Verá Guaçu, liderança Mbya-Guarani

ID da vaquinha: 63987
Ajuda para o Dionísio Duarte Verá Guaçu, liderança Mbya-Guarani
URL copiada!
47%
Arrecadado
R$ 2.360,00
de
Meta
R$ 5.000,00
Apoiadores
23
  • Sobre
  • Novidades
  • Quem ajudou
  • Mensagens

Amigas, amigos,

Este e um pedido de ajuda destinado a circular mais entre pessoas próximas e conhecidas. Por favor não divulgar no Facebook. Agradecemos divulgação reservada por email pessoal. A razão disso é discrição mesmo..

O querido líder Mbya-Guarani Dionisio Duarte, o Vera Guaçu (ou “Viejo Duarte” como é conhecido na região), da aldeia de Tamanduá, Missiones, Argentina, precisa de apoio. Dionisio é uma referência entre os Guarani, pela sua luta por soberania, demarcação de terras, e manutenção do sistema espiritual e filosófico Mbya. Foi cacique por mais de 40 anos, e hoje é considerado uma das maiores referências da comunidade Mbya-Guarani, do Brasil, da Argentina e do Paraguay. Foi a primeira liderança a exigir enfaticamente um espaço de autodeterminação e identidade do povo Mbya, e após sua longa atuação política se dedicou à meditação e reflexão espiritual.

Para a rede de apoiadores do cinema indígena no Brasil, ele é conhecido como o avô do Ariel Ortega (realizador indígena ligado ao Vídeo nas Aldeias). É um dos personagens do filme “Tava - A casa de pedra” (2011), de Ariel, Ernesto de Carvalho, Patricia Ferreira e Vincent Carelli. Dionísio é um Karaí (liderança espiritual) de generosidade profunda que sempre esteve disposto a compartilhar seu conhecimento da história e da cosmovisão Mbya. Já passados os seus 90 anos de idade, o Velho Duarte está agora passando por uma grande dificuldade de saúde. Deitado em sua cama, continua a conversar e iluminar seus filhos, netos e bisnetos, conhecidos e desconhecidos. A família tem feito tudo o possível para levá-lo a hospitais, fazer exames, e apoiá-lo nesta fase difícil, mas há alguns itens básicos de suporte que aliviariam muito o sofrimento dele neste momento. Assim, pedimos que as pessoas que puderem nos ajuder a comprar uma cadeira-de-rodas, entre outros acessórios, assim o façam. Para isso armamos esta “Vakinha”.

Alguns dos itens necessários já foram pedidos para o sistema Argentino de apoio à saúde dos aposentados (o “PAMI”) mas o próprio sistema está endividado com o estado Argentino e as possibilidades reais de que os pedidos sejam atendidos é mínima. Nosso objetivo é juntar algo em torno de 5 mil reais, ou mais, se possível para a compra de alguns aparelhos geriátricos, e para bancar deslocamentos para a cidade e possivelmente pagar uma consulta médica. As coisas a serem compradas são, nesta ordem de prioridade:

1. Uma cadeira-de-rodas

2. Um apoiador para uso do banheiro

3. Almofadas geriátricas

4. Um aparelho auditivo.

Agradecemos toda e qualquer contribuição. Rezamos pela melhora del abuelo.

Nós levaremos os itens adquiridos em meados de Julho do Brasil para a Argentina, de carro, aproveitando o deslocamento da realização de mais um filme do Vídeo nas Aldeias na região.

Ernesto de Carvalho e Patrícia Ferreira, em parceria com Ariel e Cleiton, netos de Dionísio.

AVISO LEGAL: O texto e as imagens incluídos nessa página são de única e exclusiva responsabilidade do criador da vaquinha e não representam a opinião ou endosso da plataforma Vakinha.

Todos os direitos reservados. 2021