
Prefácio
Com enorme alegria, recebi o convite para prefaciar esta importante obra literária e fiquei bastante entusiasmado em poder contribuir com essa magnífica produção historiográfica de autoria do insigne historiador de família são-joanense, Dr. Érico da Veiga Pessoa. Sou muito grato pela gentileza do autor, sinto-me honrado em prefaciar esta obra e atribuo essa consideração à sua amizade e generosidade. Além disso, realizar essa tarefa proporcionou-me uma particular satisfação, uma vez que alimento uma admiração toda especial a família do autor, através da amizade que tinha com o meu saudoso santo avô Dr. Rosalvo Marques Galvão.
Tive o privilégio de ler antecipadamente os originais do respectivo volume, intitulado de "Breve História de Donana Vieira de São João do Rio do Peixe Província Imperial da Parahyba do Norte entre 1859 a 2016". Magnífico trabalho, um alentado livro de 332 páginas, com um grande documentário fotográfico a ser entregue aos amantes da história. Esta obra partiu de uma "curiosidade familiar" e foi especialmente constituída para homenagear Ana Alves Vieira (Donana Vieira), uma grande mulher sertaneja, exemplo de honradez, trabalho e persistência, matriarca que inspirou o autor a produzir toda esta narrativa, através do levantamento fidedigno dos fatos que marcaram a vida dessa grande mulher paraibana, que atravessou estados, culturas e costumes. É um trabalho de fôlego, que representa um esforço do autor, no sentido de evitar que definitivamente se apague da memória uma grande e importante história.
A obstinação e dedicação desse escritor-genealogista, na feitura deste admirável livro, vêm ocupar lugar de destaque em nossa bibliografia. O autor oferece aos leitores uma contribuição valiosa voltada para o estudo e para a pesquisa, demostrando um rigor metodológico, histórico e afetivo. São essas referências que Érico da Veiga Pessoa carregou pela vida a fora e que, neste momento, refluem para o texto desta obra, expressa em estilo claro, objetivo e conciso, mostrando domínio e maestria para com o nosso vernáculo.
A leitura desta maravilhosa obra nos levará certamente ao conhecimento, não apenas de mais um livro, mas de um documento histórico da maior relevância. É um passeio literário perpassando a história da Paraíba desde os seus primórdios até chegar a terra natal da homenageada: São João do Rio do Peixe.
O livro segue discorrendo sobre a origem da família Vieira, destacando os patriarcas e suas ramificações até chegar a personagem principal deste enredo: Ana Alves Vieira. Também encontramos referências ao Coronel Jacob Frantz, político de renome, ao odontólogo Dr. Alberto Milfont e sua esposa Orcina Pires, ao farmacêutico Dr. Rosalvo Marques Galvão e sua esposa Mocinha, ao ex-vereador Raimundo Gomes Pereira e sua esposa D. Nívea, ao farmacêutico Martinho Gonçalves e família e muitas outras personalidades são-joanenses, paraibanas e cearenses. É formidável, vale a pena a leitura!
Sobre o autor, o seu currículo vitae apresentado na orelha desde livro evidencia um homem de vasto conhecimento, possuindo vários artigos publicados em revista, jornais e livros, sendo um engenheiro memorialista nostálgico, que reconstitui épocas e pessoas de forma marcante e sucinta, trazendo a origem de uma grande família sertaneja, nascida praticamente no berço dos Dantas Rothéa.
Congratulo-me com o autor, parabenizando-o pela grande obra que ficará em nossas memórias e espero que continue nos surpreendendo com outras produções. Estas palavras de incentivo, embora modestas, são conscientes e verdadeiras.
Orgulho-me em ter mais um conterrâneo de aptidão literária. À todos, desejo uma boa leitura.
São João do Rio do Peixe, 30 de abril de 2021.
"um autor de memórias"
Rogério Galvão.