
E aí, tudo bem? Meu nome é Louis Alex, tenho 20 anos e sou designer gráfico freelancer e autodidata, diretamente de Feira de Santana - Bahia. Abri esta vaquinha através do incentivo de amigos, mas acima de tudo, extremamente motivado pela necessidade que se arrasta já há alguns anos (e de certa forma aquele desespero).
Como descrevi acima, sou - além de outras coisas no ramo da arte - designer gráfico, e quase tudo que eu sei aprendi sozinho (com exceção de um curso que fiz há alguns anos atrás, sobre como usar programas que hoje em dias são essenciais para o ofício de qualquer um que trabalhe com design, Photoshop e Illustrator) e o que não aprendi, aprimorei através de muita busca por aprendizado e experiências que retirei dos freelances que fiz.
Cheguei a trabalhar por 1 ano e meio numa empresa sem contrato algum, mas recebia um valor até que satisfatório para a época e trabalhava com equipamento da empresa (que diga-se de passagem, era ÓTIMO). Acontece que faz mais de um ano que fui dispensado da empresa e desde então sigo sem emprego, mesmo que procurando ativamente por um. Minha renda familiar não passa de um salário mínimo, o que na realidade atual, é suficiente pelo menos para mantermos o essencial, e sinceramente quase nada além disso. Apesar disso, eu continuo fazendo de tudo para aprimorar meu trabalho com design gráfico para tentar a sorte, entrando em projetos não-remunerados onde me encarrego da direção de arte, e assim aumentar as chances de empresas ou agências me notarem. Aí que entra nosso grande problema.
Minha única ferramenta de trabalho no momento é um notebook que foi conseguido com muito esforço, mas que sinceramente, me causa MUITO mais dor de cabeça do que me traz frutos. O consegui em 2021, e ele foi comprado usado, provavelmente de segunda ou terceira mão. É um CCE Win que tem 4gb de RAM, processador i3 e o modelo dele parou de ser produzido em 2016 (junto com a falência da empresa CCE). Pra quem não entende de computador, vou fazer uma comparação rápida e algumas explicações.
Para utilizar minhas principais ferramentas de trabalho, Photoshop e Illustrator, eu preciso de NO MÍNIMO uma máquina com processador i7 e com 8GB/16GB de RAM. Isso tudo para que os programas funcionem de forma satisfatória, sem travamentos e atrasos.
Perceberam que o que eu tenho é bem menos que o recomendado, né? :')
No notebook que trabalho atualmente, o Photoshop não só trava, como dá falhas e erros constantes por conta do processador. Usar o NAVEGADOR é uma luta diária, pois essa máquina torna o processo extremamente lento para coisas SIMPLES como usar um editor online. Abrir um arquivo com mais de 500MB no Photoshop então? Esqueça. No mínimo, 20 minutos de espera. Para alguém que trabalha com prazos e precisa produzir muita coisa, como eu, cada minuto é precioso.
Conseguir vagas na minha área é muito complicado pois mal consigo atualizar meu portfólio produzindo peças novas, já que todo o tempo que tenho eu uso para atender as necessidades dos projetos que já estou envolvido. É dor de cabeça garantida toda vez que aceito um trabalho desses, mas sinceramente, não tenho escolha. Tento encarar como algo necessário para construir portfólio, mas nem mesmo consigo ficar satisfeito com os trabalhos que entrego por causa de todo o estresse envolvido que atrapalha minha criação, e obviamente causado por meu grande nêmesis: meu notebook.
Pensando nisso e incentivado por uma amiga e a administradora de um dos projetos que estou inserido, resolvi vir aqui pedir ajuda para conseguir custear uma máquina nova que é capaz de aumentar minha produção em uns 200%. Parece exagero, mas eu juro pra vocês porque já tive contato com uma dessa potência (na empresa que trabalhei) e minha produção era simplesmente frenética. Eu conseguia fazer de TUDO, até no motion design eu me arrisquei.
Então, apresento a vocês aquele que vai solucionar todos os meus problemas (aqueles que envolvem design, pelo menos): o notebook Dell Inspiron 15 3520, com incríveis 16GB de RAM, processador i7-1255U (10-core, com cache de 12MB e que vai até 4.7GHz). Um monstro, né? Ele é o aparelho com esse processador mais barato e confiável que encontrei (gente, notebook com i7 é caro pra chuchu, dá um Google aí pra vocês verem). Ele tá custando a bagatela de… R$ 3.999,00.
É. Menos que isso aí, só bichado, faltando peça ou golpe.
Já aproveito pra explicar antes que vocês arranquem os cabelos: o site da Vakinha tira uma taxa de 7% de todo valor arrecadado, então a taxa já tá inclusa no valor total. O extra que tá aí vai pra eles, pra mim só chega o valor que preciso certinho mesmo.
Citei mais cedo minha renda pois ela explica boa parte do problema. Não tenho como investir um dinheiro que não tenho, que não sobra. Já cheguei a mandar currículo para mais de 60 vagas, nem todas na área de design gráfico, até mesmo para FORA DO PAÍS (de forma remota, claro) na grande esperança de conseguir um trabalho. Pessoas que já trabalharam comigo elogiam muito a qualidade do que faço, mas infelizmente, não posso chamar uma por uma numa entrevista de emprego para fazer um jabá. Eles precisam VER o que faço. E nem isso tô conseguindo fazer.
Agora, vou já matar algumas dúvidas que podem surgir de vocês que estão lendo:
"Louis, parcela no cartão em 1348848900 vezes!" Galera, não tenho condição pra cartão de crédito, só débito. Minha mãe é a única que tem, e ainda assim o limite é muito baixo.
“E no boleto? Dá também!” Desculpem mesmo, mas a única que sustenta a casa aqui é minha mãe, e como eu disse mais de uma vez, o nosso dinheiro é só pro essencial. Não sobra pro investimento no trabalho, infelizmente.
“Empréstimo não rola?” Não tenho como arcar com as parcelas do empréstimo e ainda que tivesse, preciso de uma aprovação com antecedência. Novamente cito que o dinheiro que circula aqui em casa é apenas pro essencial.
Esse é o melhor jeito que encontrei pra poder desembolsar num aparelho desse sem sentir MUITO no bolso depois. E se fosse no meu, menos mal. Mas não posso deixar que a minha mãe sinta no DELA, pois o dela afeta o NOSSO, e sem comer não dá pra ficar.
É isso. Obrigado por terem lido até aqui, e conto muito com o apoio de vocês. Se você não pode doar, compartilhar tá de bom tamanho, eu juro. Obrigado mesmo pelo apoio de todo mundo que me motivou a criar essa vakinha e pelo de quem tá compartilhando, também.
Se você quiser me ajudar e souber de alguma vaga que precise de designer gráfico trabalhando remotamente e não precise de graduação, entra em contato comigo no e-mail louisalexsantiagocorp arroba gmail.com (se eu colocar o @, a Vakinha reconhece como pix, MAS NÃO É PIX. É meu email de trabalho). Pode falar comigo pela DM do Instagram, no Twitter e pelo Linkedin.
Vou postar atualizações sempre! Obrigado de novo. Até mais.