

Olá, meu nome é Tempty-Suyá, sou indígena do Povo Khisetje, professor e pesquisador. Dou aula para crianças indígenas e estudo a língua do meu povo. Preciso arrecadar dinheiro para comprar um barco com motor e poder viajar para continuar o meu trabalho, percorrendo as aldeias onde estão os mais velhos do meu povo.
Se tiver interesse na minha história completa, leia aqui abaixo:
Eu sou Tempty Suya, indígena do Povo Khisetje, Neto de minha vó Mbeni Suya. Filho de Pai Pety Suyá e Mãe Tanro Suya. Moro na Aldeia Khikatxi, Terra Indigena Wawi, que integra o Leste do Território Indígena do Xingu. Localizada no município de Querência, Estado de Mato Grosso.
Em 2001 me formei em Magistério Indigena, na primeira turma do Projeto Urucum Pedra Brilhante. Trabalhei na alfabetização de crianças, inaugurando a sala de aula em minha comunidade.
Em 2006 me formei na primeira turma de Licenciatura Intercultural da UNEMAT, na área de Línguas e Literatura.
Meu Povo Khisetje é conhecido também como o Povo que canta! Mantemos nossas tradições e possuímos muitas músicas, as quais, foram gravadas já nos anos de 1970 pelo renomado antropólogo americano Anthony Seeger.
Sou filho de cantor tradicional de meu Povo, fato que, de maneira especial, me inspira a promover pesquisas no campo da língua e cultura.
Toda cultura está em movimento e transformações permanentes e se faz muito importante registrar toda a riqueza que a compõe. Assim, em 2020 iniciei Mestrado, na UNICAMP sendo 2022 o ano previsto para a conclusão.
Há anos venho realizando pesquisas nestas áreas e hoje também me dedico a aprofundar estudos junto as pessoas mais velhas de meu Povo que guardam maneira distinta de se comunicar, inclusive no conhecimento de palavras e estilos que hoje as novas gerações não mais conhecem.
Esta pesquisa que estou fazendo em meu mestrado, ao ser concluída, será partilhada com todo Povo Khisetje. A escola será espaço importante para isso, pois será elaborado e publicado materiais didárticos que irão apoiar os aprendizados de nossos alunos, hoje além das crianças, também jovens e adultos.
Por isto estou buscando apoio para aquisição de barco de 7 metros e motor 15HP Super Mercury para poder realizar as viagens às aldeias onde se encontram os anciões de meu Povo.
Atenciosamente e agradecido pela parceria,Tempty Suya