
Olá, me chamo Taliyah, tenho 26 anos, moro na cidade de São Paulo, SP. Sou recepcionista de uma escola de teatro, produtora musical e DJ, estudo audiovisual e também tenho interesse por artes cênicas, cinema e tecnologia.
Sou uma mulher trans e aproximadamente a 3 anos atrás busquei ajuda psicológica no SUS para iniciar minha transição de gênero. Após 1 ano e meio de terapia hormonal consegui realizar o cirurgia de prótese de mamas de forma particular.
Sempre tive muitas questões com meu corpo que gradativamente foram se tornando muito importantes. Realizar a prótese de mama foi incrível, me sinto muito bem com o resultado desta cirurgia, porém, desencadeou um gatilho que potencializou minha disforia de gênero, a genitália. No início isso era algo que eu já sabia aue poderia readequar, e comecei a me informar sobre como funciona o procedimento, quem preciso buscar para realizar a cirurgia, etc…
Lendo, descobri que em 2023 a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu que as operadoras de planos de saúde têm a obrigação de custear as cirurgias de transgenitalização. Logo, em consulta com minha médica pedi para que ela fizesse uma solicitação deste procedimento e enviei para o meu plano de saúde.
Fui informada que houve uma busca mas que não haviam médicos referenciados para este tipo de procedimento e me deram a opção de buscar um médico particular e realizar a indicação do mesmo.
Pesquisei muito, li, entrei em grupos de mulheres que realizam este tipo de cirurgia, li relatos de meninas sobre pós operatório com diversos médicos, vi fotos e vídeos com resultados. Acessei o Reddit, uma rede social que funciona como uma espécie de enciclopédia e lá consegui ver resultados e relatos de médicos do mundo inteiro. Os principais países referência para esse tipo de cirurgia como a Tailândia, Argentina, Colômbia, Portugal e Brasil.
Pensando na possibilidade do plano de saúde custear a cirurgia encontrei o Dr. Márcio Littleton na cidade do Río de Janeiro e fui consulta-lo. Logo de cara senti muita confiança. Márcio me deu todos os detalhes dos procedimentos, explicou tudo o que ele iria fazer e o por que ele faz desta forma. Me mostrou resultados e garantiu uma estética que me agrada além da funcionalidade total da Neovagina. Decidida, fiz a indicação deste cirurgião ao meu plano de saúde e logo iniciei o pré operatório abandonando a terapia hormonal e os bloqueadores de testosterona.
Isso intensificou crises com a Borderline, doença pela qual fui diagnosticada em 2022 e desde então acompanho com psicoterapia. Eu me mantive estável já que seria momentâneo só até operar. É meu sonho e eu estava tão próxima, pensei “consigo suportar, vai ser difícil mas consigo”.
Estava tudo previsto para o mês de Maio de 2024 e então veio a grande notícia… o plano de saúde NEGOU a realização da cirurgia dizendo que o procedimento não está na minha cobertura. Logo, sem muita opção acionei o jurídico que pode me ajudar, mas que levará um tempo, possivelmente anos.
Estou escrevendo esse relato pois depois de tudo isso e outras questões minha saúde mental está muito prejudicada. Não consigo me concentrar no trabalho, preciso lembrar de palavras pra formar uma frase e conseguir me comunicar. Minha mente está um turbilhão, a depressao foi intensificando até que tentei autolesionar minha genitália e pensamentos suicida.
Está insuportável viver com isso, é um sofrimento ir ao banheiro, tomar banho e me ver assim. No momento estou internada no Hospital Santa Isabel - Higienópolis (São Paulo,SP) sob tutela psiquiátrica. E venho tentar realizar minha cirurgia por meio desta vaquinha, que foi uma ideia de uma colega de trabalho Beth. Talvez funcione.
Não consigo descrever tudo o que estou sentindo escrevendo, mas peço ajuda para realizar esse sonho e ter esperanças de continuar uma vida saudável e emocionalmente estável. Posso receber visitas no hospital.
É um pedido de socorro, disforia de gênero é terrível para a cabeça e estou me afundamento com pensamentos suicida. Sinto um pouco de vergonha de expor toda essa situação, confesso, mas como disse, é realmente um grito por socorro.
Pelo que conversei com a advogada consigo os custos de internação com o plano de saúde, só preciso pagar a contratação da equipe cirurgia que está atualmente em maio/2024 em $77.000,00.
Com alguns amigos e amigas consegui $37.000 e preciso de $40.000
Por que esse valor? O cirurgião utilizará uma técnica que retira parte do intestino (jejuno) para realizar o canal vaginal, junto a remoção 100% da genitália masculina e construção de uma vulva, clitoris e vagina ou seja os procedimentos inclusos nesse valor são:
Orquiectomia
Remoção de parte do intestino (jejuno)
Enxerto da mucosa (jejuno)
Clitoroplastia
Vulvoplastia
Construção da Neovagina com toda estrutura
Em média 7 horas de cirurgia
Junto a equipe inteira com anestesista, instrumentador, enfermeiros etc…
Está técnica a única indicada para esse tipo de cirurgia pois foi justificado em laudo cirúrgico.
É isso, estou pedindo ajuda para a cirurgia e faço questão de mostrar os pagamentos realizados da cirurgia. Eu só quero poder viver em paz e ter saúde para seguir minha vida, sou uma artista, não sou uma pessoa ruim. Só estou num momento frágil e preciso de ajuda neste momento, já que não tenho familiares próximos.
As doações são aceitas via VAQUINHA pois aqui não é permitido divulgar pix.