Sou Lucilia Bloedorn Gartner, e quero contar um pouco de minha luta com as dores que sinto devido a um desgaste que tenho em meu quadril, e minha trajetória em busca da cirurgia capaz de solucionar esse problema e com isso, devolver minha qualidade de vida.
A três anos quando já sentia alguns desconfortos, consultei com um médico especialista em quadril que atende na rede particular, onde ele, através de um raio X constatou um desgaste bem acentuado, cisto e deformidade da cabeça femoral (conforme exames anexos). Diante do meu quadro, afirmou que necessitava de uma cirurgia, com implante de uma prótese que substituiria o osso e a articulação que está desgastada em meu quadril, porém, procedimentos assim possuem um alto custo, então, esse mesmo médico me encaminhou para passar por um atendimento no SUS. Com esse encaminhamento fui até o postinho de meu bairro, e fui inserida na fila de espera para consulta nessa especialidade.
Em agosto de 2021, fiz a minha consulta com o médico especialista no Hospital Santo Antônio, em Blumenau/SC, onde ele me pediu para esperar mais uns 6 à 10 anos, pois a prótese do SUS tem validade de 10 anos e como eu só tenho 60 anos ele talvez teriam que trocar a prótese, e segundo esse médico, isso não é bom.
Porém, com o passar dos anos, minhas dores estão cada vez piores, meu caminhar já é difícil, sinto que devido ao caminhar mal, o outro quadril já tem sido afetado. No último raio-x que fiz, vimos que meu quadro está bem avançado, os ossos estão em atrito, pois a cartilagem entre eles está muito desgastada.
Por fim, fui buscar ajuda com meu filho que mora em Maripá/PR, pois já tínhamos relatos positivos de algumas pessoas que fizeram o procedimento cirúrgico na rede privada da região. Agendamos uma consulta na clínica de ortopedia em Marechal C. Rondon/PR, sendo a primeira pergunta do Dr. Cristiano “Como está a sua qualidade de vida?”. Após avaliação e diante de minha resposta, recomendou que fosse realizada a cirurgia devido ao avanço do desgaste no quadril e apresentou o orçamento total e R$ 25.000,00.
Minhas perspectivas de melhora da dor sem essa cirurgia são muito negativas, e diante da demora das filas de espera do SUS, eu e meus filhos decidimos tentar reunir o valor necessário para fazer a cirurgia, e compartilho a minha história, para que aqueles amigos, familiares ou conhecidos, que tenham essa vontade em seu coração, possam me auxiliar nessa busca e contribuir para que em um futuro próximo, eu não precise mais passar por tantas dores.