
Olá, sou Fran Mary Karolina Lopez Contreras, mãe do Santiago Eleazar, de apenas 7 anos. Ele foi diagnosticado com transformação cavernosa da veia porta, uma condição rara que surge após uma trombose nesta veia. Essa obstrução impede o fluxo sanguíneo rico em nutrientes do intestino, pâncreas e baço para o fígado, comprometendo o desenvolvimento e o crescimento do meu filho.
Para restabelecer esse fluxo, precisamos realizar o procedimento de recanalização da veia porta chamado Shunt Rex. Contudo, a avaliação pré-operatória necessária não é oferecida pelo SUS e não está contemplada pelo rol de procedimentos da ANS. Por isso, todo o processo deverá ser feito no Hospital Santa Casa de Porto Alegre, na rede particular, com urgência, para evitar que a condição se agrave.
Sem o tratamento adequado, o risco de complicações é muito alto: hipertensão portal, formação de varizes esôfagogástricas e digestivas com risco de hemorragia intensa, além do potencial comprometimento da função hepática. Cada etapa dessa jornada faz diferença para melhorar o prognóstico do Santiago e permitir que ele tenha uma infância saudável.
Agradecemos imensamente toda ajuda e solidariedade. Sua contribuição nos dá esperança de um tratamento eficaz e alívio para o nosso coração. Deus abençoe a todos que puderem colaborar! ❤️🙏