Considerando a necessidade emergencial de contenção da propagação do coronavírus nos hospitais, estamos realizando essa vaquinha para suprir os EPI e respiradores nos Hospitais que fizerem atendimento pelo SUS. Essa vaquinha substituiu a que havia sido realizada para autônomos no RJ, por não ter havido adesão suficiente e por ter sobrevindo discussão de PL com previsão de pagamento aos serviços dos mesmos.
Como Auditora Fiscal do Trabalho, juntamente com outros colegas, destacamos a imprescindibilidade do uso dos seguintes Equipamentos de Proteção Individual (EPI) por todos os profissionais de saúde em potencial contato com pacientes infectados nos Hospitais:
• Respiradores PFF2 / N95 e máscaras cirúrgicas, além daqueles EPI já previstos na NR-32
• Adicionalmente, recomendamos a adoção de procedimentos para fortalecimento do sistema imunológico, na forma determinada pela boa prática médica.
Entretanto, como vem sendo noticiado pela mídia, os profissionais de saúde não têm recebido os EPI adequados e que não há respiradores em número suficiente para os doentes que adquirirem o vírus. Considerando a situação emergencial ocasionada pelo coronavírus e a necessidade de contenção da propagação do vírus, além do cuidado com os profissionais de saúde e doentes, decidimos tomar essa iniciativa.
Nós agradecemos imensamente pela sua contribuição, assim como os profissionais de saúde que prestam atendimento ao SUS.
Todo o valor arrecadado será enviado para o Ministério da Saúde por meio de doação, com o desconto do valor de cada doação (6,4% + 0,50 realizado pelo site www.vakinha.com.br). https://blog.vakinha.com.br/nossas-taxas-e-prazos/
juntoscontracovid19@saude.gov.br.
https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46608-ministerio-da-saude-abre-canal-exclusivo-para-receber-doacoes