
Eu me chamo Alessandra Fontes, sou dona de 4 cachorrinhos: Preta, Cereja, Tomigo e Framboesa. Mas agora entre julho e agosto, passei pelo sofrimento de perder 1 deles e de ter 2 acometidos por condições angustiantes.
Framboesa teve complicações pós-operatório. Depois de fazer a cirurgia de castração, seu organismo reagiu à grande quantidade de anti-inflamatórios. A super dosagem lhe causou diarreia, vômitos com sangue e feridas no estômago. O tratamento exigiu ultrassom, medicamentos, acompanhamento e exames de sangue.
Já Cereja sofreu de inflamação do estômago e do intestino por excesso de pêlos dentro da barriga. Por lamber os outros dogs, ela ingeriu pêlos, que se acumularam dentro dela ao longo do tempo e lá, apodreceram.
Depois de uma sequência de 12 vômitos diários, ela finalmente expeliu, mas os pêlos inflamaram o estômago e o intestino. Assim como Framboesa, seu tratamento também demandou exames, medicamentos, acompanhamento e dieta para sua cura.
Ao contrário das outras duas, a Preta não resistiu à sua doença. Ela faleceu por encefalopatia hepática. Seu fígado começou a parar e os sintomas a debilitaram até ela perecer.
Seu quadro piorou rápido. Primeiro, Preta começou a expelir pedras pela urina. Foi feito ultrassom, exames de sangue e de urina para apurar a infecção. Nada foi diagnosticado.
Ao longo de 3 dias, o quadro de Preta se agravou. Ela ficou apática, anorexa e com incontinência. Não queria se alimentar. Sua urina ficou marrom pela grande quantidade de bilirrubina acumulada. As taxas do fígado estavam alteradas e Preta também desenvolveu icterícia.
Tudo isso foi muito rápido. Internamos, medicamos. Fizemos de tudo, mas o fígado parou, ela teve convulsões, sofreu parada cardíaca e morreu em meus braços. Ela tinha só 6 anos.
Por ser mãe de Cereja e de Framboesa, foi necessário fazer necropsia de Preta, de modo a saber a causa da doença e proteger as filhas de alguma condição genética.
Todas as minhas 3 cadelas ficaram doentes no mesmo mês. A dívida com a clínica é grande: R$ 5937,00.
Sou profissional da área de Teatro e estou incapaz de trabalhar em razão das restrições contra a pandemia. Me viro vendendo molhos culinários e dando aulas online. Apesar de conseguir alguns trocados, o valor é insuficiente para assumir essa despesa.
Por favor, me ajudem.