
Oi, pessoal!
Meu nome é Daniella e sou mãe do Antonio. Ele é um adolescente autista de 18 anos, não oralizado, com nível 3 de suporte. Antonio é um jovem amoroso, bonito e sensível - se você olhar bem para a foto aí de baixo vai ver que eu não sou mãe coruja … .

Atualmente Antonio está fazendo um tratamento fonoaudiológico para utilizar a comunicação alternativa aumentativa (CAA). Esse tipo de comunicação funciona através de um aplicativo que associa imagens e sons a cada palavra escolhida pelo usuário. Dessa forma é possível comunicar frases curtas da rotina diária e também textos complexos e subjetivos. Esse app é bastante usado por autistas e pessoas com deficiência.
Embora o Antonio já escreva para se expressar e conversar, esse método de comunicação permite que ele desenvolva uma comunicação mais ágil e autônoma.
Atualmente por conta da apraxia motora, Antonio só consegue escrever com a minha ajuda. Eu apoio seu braço para que ele sinta melhor seu corpo e assim ele coordena seus movimentos. Escrever é um grande esforço físico para ele! Com a utilização do método de CAA, a expectativa é que Antonio consiga se expressar sozinho para situações da vida diária com maior precisão. Isso é importantíssimo para que ele tenha maior qualidade de vida pois poderá rapidamente manifestar coisas como desejos, sentimentos e incômodos. Também espero que através desse processo, ele se sinta incentivado para comunicar sua visão de mundo que é singular, e assim encontrar ainda mais sentido na sua jornada.

O aplicativo que tem a maior eficiência para a situação do Antonio é o Grid. Aqui do lado coloquei uma foto dele (só achei em inglês mas aqui vai um link onde você pode ver como ele funciona em português https://fb.watch/tM4D8TqxRU/ ) .
Esse aplicativo funciona da melhor maneira em tablets Ipad a partir da 9ª geração. Em outros tipos de tablets, ele costuma travar e isso acaba que se torna um desgaste para o usuário.
Como vocês podem imaginar, são inúmeros os gastos para criar e sustentar uma pessoa autista: plano de saúde, remédios, educação, terapias, consultas particulares ( porque o plano não cobre grande parte do que Antonio precisa ), exames, cuidador e por aí vai. Há anos damos ao Antonio tudo isso. No entanto existem momentos que não damos conta de todas as necessidades.
Precisamos desse tablet o quanto antes para que Antonio possa avançar - na sua vida e na sua comunicação - uma vez que ele já está em fase de aplicação da metodologia de CAA mas só pode efetivamente utilizá-la de maneira completa com esse aparelho.
É a primeira vez que estamos fazendo uma vaquinha para ajudar o Antonio. Qualquer ajuda - pequena que seja - é importantíssima para nós.
Não existem palavras para agradecer a sua disposição em ler esse texto até aqui. Mas de qualquer forma, aonde você estiver, receba nosso abraço e melhores desejos para você e sua família.