Seguinte, o Prêmio de Residência vai conceder bolsa para os cursos no Instituto Tomie Ohtake, terei direito a grupos estudos e acompanhamento artístico na Escola Entrópica, além de passagem de Belo Horizonte para São Paulo e hospedagem durante quatro meses, com espaço de residência e ateliê. O programa começa dia 05 de março! Tudo muito incrível, uma oportunidade única de aprendizado e enriquecimento profissional.
Então o que falta para você viver essa história Raylander? Falta arcar com os custos de alimentação, transporte dentro da cidade de São Paulo e materiais para a construção do meu projeto de residência. São Paulo é uma cidade de custos elevados, não terei condições de assumir essas despesas; a realidade é que sou um aluno de graduação da UFMG que recebe assistência financeira e moro na moradia estudantil.
Nas minhas contas para a vaquinha estou calculando meu deslocamento, R$ 195,00 por mês, que é o valor do Bilhete Único e R$ 450,00 mensais de alimentação. Multiplicando essa soma por quatro meses de residência o investimento será de 2580,00 reais.
Estava pensando em como devolver a contribuição de vocês para a sociedade, acredito que o meu aprendizado e enriquecimento profissional devem ser repassados para outras pessoas, assim como tenho aprendido com professores e artistas nesses últimos 5 anos. Afinal, fazer arte é ter a certeza que uma experiência ou história pode sim ser compartilhada com o outro.
A minha ideia é a seguinte: após o período de residência desejo realizar duas oficinas com o recorte Arte Contemporânea, vislumbro o Centro de Referência da Juventude como um espaço possível para receber os encontros; também desejo apresentar essa experiência de residência em um evento aberto, destinado a jovens artistas - a vontade é criar um ambiente de diálogo, para compreender do que se trata uma residência artística e como participar de um programa como esse, afinal, qual jovem artista não se pergunta como é esse processo de seleção? Esse encontro também será espaço para conversar sobre afetividades, sobre a minha pesquisa artística, e claro, um espaço de escuta.
Já agradeço a todos, contribuindo ou não com essa vaquinha! Obrigadooooooooooooooooooooooo <3