
A ASSOCIACAO DE PARTEIRAS TRADICIONAIS DO BAILIQUE – APAVINO, CNPJ 07.944.276/0001-77, vem por meio dessa vakinha pedir a sua contribuição para que 3 parteiras possam participar do XII Congresso Internacional da Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e povos originários do Brasil (Curandeira/o, Rezadeira, Benzedeira, Raizeira, Alquimistas, Pajés, Lideranças Religiosas de Matriz Africana) -RNPTBR, integrada à Rede Internacional de Escolas de Saberes Cultura e Tradição Ancestral ESCTA-CAIS.
O congresso será realizado na praia de Guaibim-Valença-Bahia, entre os dias 22 e 27 de novembro 2022 e reunirá representantes dos saberes originários com o propósito de fortalecer as estruturas sociais, atualizar as informações, afirmar os Ofícios originários ancestrais e validar as práticas inerentes a identidade cultural a que chamamos de tradição ou cosmovisão ancestral.
A associação de parteiras do Bailique, tem 38 parteiras associadas e sua sede fica no arquipélago do Bailique, na foz do rio Amazonas, Amapá. As parteiras, Guimar Sarges da Silva, Nazaré Sarges da Silva e Edian Vilhena de Vilhena foram selecionas no Encontro Estadual do Amapá, no entanto necessitam de ajuda com as passagens aéreas para a Bahia.
A meta dessa coleta é alcançar R$ 8000,00 para custear as passagens e o deslocamento de 3 parteiras tradicionais do Bailique para Salvador para participar do XII Congresso Internacional da A Rede Nacional de Parteiras Tradicionais e povos originários do Brasil. Uma passagem está custando cerca de R$ 1.900,00.
Grata pela colaboração.
Guimar Sarges
Presidente da Associação de Parteiras Tradicionais do Bailique